Marketing Internacional

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
02662340
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Procurar-se-á envolver os alunos no processo da sua aprendizagem, sempre que possível, formatando-a à imagem dos seus interesses individuais, sem perder de vista as bases conceptuais que se impõem. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível, com o envolvimento de empresas ou de casos reais.

Resultados de Aprendizagem

O programa assenta no pressuposto de que os seus participantes apresentam uma formação básica em Estratégia e Marketing.
Propõe-se uma reflexão sobre um conjunto de temas que vêm merecendo um destaque apreciável entre as comunidades empresarial e científica e cujas aplicações práticas se mostram urgentes e prioritárias. Pretende-se que os participantes já integrados no espírito da disciplina adquiram um conjunto de instrumentos de extrema relevância e de elevada aplicabilidade. A chegada a um mundo globalizado torna menos visíveis as barreiras entre os mercados e a internacionalização das estratégias das empresas e das suas atividades deixa de ser uma opção para se tornar numa inevitabilidade. Espera-se que os participantes entendam a formulação da estratégia global da organização e como ela pode acolher e integrar o processo de internacionalização. Espera-se que os participantes tenham uma noção básica dos desafios e dos passos a dar no quadro da internacionalização das empresas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Os desafios da globalização: o ambiente global; Uma economia progressivamente global; As empresas e a abordagem do mercado internacional
2. O planeamento estratégico da internacionalização: as razões da Internacionalização; o processo de internacionalização; a decisão de internacionalizar
3. Os modelos de entrada nos mercados: as etapas do desenvolvimento internacional; a abordagem internacional da empresa; as decisões do modo de entrada
4. A abordagem relacional da internacionalização: a procura de parceiros; as formas relacionais mais comuns
5. As opções estratégicas em mercados internacionais: a definição da estratégia global; a vantagem competitiva; os objetivos internacionais da empresa
6. A seleção de mercados internacionais: a pesquisa de informação; a seleção de mercados potenciais; escolha oportunística vs escolha sistematizada
7. O plano de marketing internacional: estratégia internacional de marketing; O mix internacional.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Regime de avaliação contínua.: 100.0%

Bibliografia

COELHO, Filipe Jorge Fernandes ; COELHO, Arnaldo Fernandes de Matos - Number of channels and channel performance. In 4º Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, Évora, 2002.

COELHO, Filipe Jorge Fernandes ; COELHO, Arnaldo Fernandes de Matos - Multiple channels of distribution : an environmental uncertainty approach in the UK finantial services industry. In XXV congresso da ENANPAD, Brasil, 2001.

COELHO, Filipe Jorge Fernandes ; COELHO, Arnaldo Fernandes de Matos. - Multiple channel systems. In XXVI Congresso da ENANPAD, Brasil, 2002.

HILL, Charles W. L. - International business : competing in the global marketplace. 6th ed.. Boston : McGraw-Hill/Irwin, 2007.

PHATAK, Arvind ; BHAGAT, Rabi ; KASHLAK, Roger J. - International management : managing in a diverse and dynamic global environment. Boston, : McGraw-Hill/Irwin, 2009.

VIANA, Carlos ; HORTINHA, Joaquim - Marketing internacional. Lisboa : Edições Sílabo, 2002.