Marketing Internacional

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02662340
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem pré-requisitos.

Métodos de Ensino

Este curso será ministrado por meio de uma combinação de palestras, estudos de caso, apresentações e leituras. A participação dos alunos é um elemento fundamental na situação de aprendizado, e espera-se seu envolvimento ativo. As leituras atribuídas devem ser preparadas antes de vir para a aula. Portanto, espera-se que os alunos venham para as palestras prontos para discutir e debater as questões teóricas e práticas que surgem das leituras e estudos de caso. Como o tempo não permite a exploração de todo o material textual por meio de palestras/discussões, espera-se que os alunos leiam e absorvam.

Resultados de Aprendizagem

Marketing Internacional lida com as questões estratégicas e operacionais de marketing que surgem na gestão das operações internacionais da empresa. A empresa nos mercados internacionais desenvolve suas estratégias de marketing e as implementa no contexto de um ambiente complexo e em constante mudança. Ao fazer isso, ela também deve responder às necessidades e demandas de seus clientes enquanto enfrenta a concorrência. Portanto, um interesse especial recai sobre o papel da empresa em mediar o ambiente internacional por meio de estratégias de marketing corporativo. O racional deste curso é apresentado a partir da perspetiva da empresa que está tentando desenvolver e crescer nos mercados internacionais.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte 1: Uma Visão Geral

Parte 2: O Ambiente Cultural dos Mercados Globais

Parte 3: Estratégias de Entrada no Mercado

Parte 4: Desenvolvendo Estratégias de Marketing Global

Parte 5: Implementando Estratégias de Marketing Global.

Docente(s) responsável(eis)

Professor a Definir - Faculdade de Economia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

The recommended text for the module is:

- Hollensen, S. (2020). Global Marketing. 8th Ed. Harlow: Pearson.

The following text may also prove useful:

- Green, M. C. and Keegan W. J. (2020). Global Marketing. 10th Ed. Pearson

- Ghauri, P. and Cateora, P. R. (2022). International Marketing. 5th Ed. McGraw Hill

JOURNAL ARTICLES

- Corstjens, M. and Lal, R. (2012). Retail Doesn't Cross Borders. Harvard Business Review 90(4), 104-111

- O'Grady, S. and Lane, H. (1996). "The psychic distance paradox." Journal of International Business Studies 27(2), 309-333

- Sousa, C. M. P., Martínez-López, F. and Coelho, F. (2008). “The Determinants of Export Performance: A Review of the Research in the Literature between 1998 and 2005”. International Journal of Management Reviews, 10(4), 343-374.

- Schmid, D., and Morschett, D. (2020). Decades of research on foreign subsidiary divestment: What do we really know about its antecedents? International Business Review, 29(4), 101653.

- Rao, Akshay R., M