Métodos de Investigação em Ciências Sociais e Humanas

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02970242
Área Científica
Métodos de Investigação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

  Aulas teóricos práticas, tarefas individuas e em grupo específicas para os conteúdos, leitura de livros, capítulos de livros e artigos, acesso e utilização de bases de dados específicas.  

Resultados de Aprendizagem

  A unidade curricular aborda a questão dos métodos de investigação em Ciências Sociais e Humanas, dando ênfase aos aspeto relacionados com a análise qualitativa de dados e às diferentes etapas de um trabalho de pesquisa, terminando com uma abordagem aos principais skills de redação de artigos científicos.  

Estágio(s)

Não

Programa

A - Pesquisa qualitativa: 1. Pontos fortes e diferenças. 2. Tradições: Etnografia, fenomenologia, histórias de vida e narrativas. 3. Definição do campo de pesquisa, acesso à informação, recolha de dados, saída do campo de pesquisa.4. Recolha de dados: Entrevistas, relatos, jornais, observação, artefactos físicos. 5. Análise de dados: Conteúdo, estrutura e forma, práticas analíticas criativas.  6. Resultados: contos realísticos e confessionais, auto etnografia, representações poéticas, etnodrama, ficção etnográfica e criativa. 7. Dimensões éticas: Consentimento, gestão de relacionamentos, justiça, respeito, confiança.8. Critérios de julgamento: Validade, fidedignidade e “generabilidade”.

B - 1. Características do trabalho de pesquisa. 2. As questões o quê? porquê? 3. Tipos de pesquisa. 4. Técnicas de pesquisa em bases de dados. 5. Auto-ajuda e grupos de suporte. 6. Como escrever um artigo científico. 7. Como escolher a revista adequada.

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Creswell, J. (1998). Qualitative inquiry and research design : choosing among five traditions. Thousand Oaks: Sage Publications

Creswell, J. W. (2003). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks : Sage

Field, A., Hole, G. (2003). How to design and report experiments. London: SAGE

Kuhn, T. (2009). A estrutura das revoluções científicas. Lisboa: Guerra & paz

Kvale, S. (1996). Interviews: An Introduction to qualitative research interviewing. London: Sage Publications

Locke, L., Spirduso, W. & Silverman, S. (1993). Proposals that work: a guide for planning dissertations and grant proposals. Newbury Park : SAGE

Rosnow, R. & Rosnow, M. (2006). Writing papers in psychology: a student guide to research reports, literature reviews, proposals, posters, and handouts. Australia ; Belmont, CA : Thomson/Wadsworth

Rudestam, K. & Newton, R. (1992). Surving your dissertation : a comprehensive guide to content and process. Newbury Park : SAG

Silverman, D. (2005). Doing qualitative research : a practical handbook. London; Thousand Oaks, Calif. : Sage Publications

Tashakkori, A. & Teddlie, C. (2009). Foundations of mixed methods research: integrating quantitative and qualitative approaches in the social and behavioral sciences. Los Angeles, CA: SAGE

Thomas, J., Nelson. W. (2001). Research methods in physical activity. Champaign, Ill. : Human Kinetics