Sociologia do Trabalho e do Emprego

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01621407
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sendo uma unidade curricular de opção para vários cursos, valoriza-se o facto de os estudantes poderem transpor para campo da sociologia as temáticas relacionadas com o mundo do trabalho.

Métodos de Ensino

O ensino desta disciplina é presencial. As aulas têm um estatuto teórico-prático, assente na contextualização dos temas e problemáticas relacionadas com o campo das relações de trabalho. É crucial uma leitura prévia dos textos em discussão de modo a cada estudante poder contribuir para uma dinamização dos debates nas aulas. Uma vez que a unidade curricular funciona em avaliação periódica (ver abaixo métodos de avaliação), espera-se uma forte assiduidade às aulas, pois só desse modo se pode reforçar a componente de participação.

Resultados de Aprendizagem

Compreensão do papel histórico do trabalho assalariado, as suas contradições e a sua centralidade nas sociedades ocidentais;

Objetivos específicos de consciencialização:

- O trabalho assalariado desde a I Revolução Industrial: o artesanato e os oficios na aurora do capitalismo;

- Modelos de organização do trabalho: taylorismo e massificação produtiva;

- A emergencia do movimento operário e do sindicalismo

- Fordismo e pós-fordismo: regulação e gestão do conflito; a corrente do Toyotismo

Competências genéricas

Sistémicas: compreensão dos novos desafios que se colocam ao campo do emprego e so direito do trabalho; tendências recentes da segmentação do trabalho e da tecnologia no quadro das democracias do séc. XXI.

Competências cognitivas (leitura e reflexão), metodológicas (combinação de procedimentos teóricos e empíricos), analíticas estimulo à reflexão escrita sobre os tópicos do programa);

Interpessoais: participação individual e/ou em grupo nas sessões letivas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de trabalho e relaçoes de trabalho. 2. Trabalho como punição e como criação e oportunidades. 3. Modelos de organização industrial e do trabalho. 4. Taylorismo, fordismo, toyotismo. 5. Regulação do trabalho e mercados globais. 6. Conflito e diálogo social no mundo do trabalho. 7. O papel da tecnologia e da inovação. 8. Trabalho digital e trabalho à distância. 9. Novas tendência no mercado de emprego: flexibilização, instabilidade e precariedade. 10. Sindicalismo e desafios para a classe trabalhadora.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

ANTUNES, Ricardo (2013), Os Sentidos do Trabalho. Coimbra, Almedina.

BURAWOY, Michael (2014), Marxismo Sociológico: quatro países, quatro décadas, quatro grandes transformações e uma tradição crítica. São Paulo: Alameda.

CROUCH, Colin (2013), Making Capitalism Fit for Society. London: Polity Press.

ESTANQUE, E.; COSTA, Hermes A (2018), “Trabalho e desigualdades no século XXI: velhas e novas linhas de análise”, Revista Crítica de Ciências Sociais, nº Esp. – Edição comemorativa dos 40 anos, pp. 261-290.

FERREIRA, A. Casimiro (2012), A Sociedade da Austeridade e Direito do Trabalho de Exceção. Porto: Vida Económica.

HYMAN, Richard (2002), “Europeização ou erosão das relações laborais?”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 62, pp. 7-32.

REIS, José (coord.) (2014), A Economia Política do Retrocesso. Coimbra: Almedina.

STANDING, Guy (2014), O Precariado. A nova classe perigosa. Queluz de Baixo: Presença.