Língua Francesa I
1
2019-2020
01620603
Língua Estrangeira
Francês
Presencial
Semestral
2.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Nível A1 do QECRL.
Métodos de Ensino
De forma a desenvolver a produção oral, os alunos deverão apresentar oralmente um trabalho sobre uma temática geral no âmbito das Relações Internacionais (apresentar uma ONG). Para melhorar a compreensão oral, serão feitos exercícios de compreensão a partir da audição de conferências, debates, entrevistas, jornais televisivos ou radiofónicos. A leitura e análise lexical e gramatical de texto teóricos ou jornalísticos, com temática de Relações Internacionais, cartas ou mails permitirão um estudo lexical e morfossintaxe da língua.
Resultados de Aprendizagem
Os estudantes deverão adquirir o nível A2 de competências do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Os conteúdos programáticos estarão sempre interligados com a área disciplinar de Relações Internacionais e são os seguintes: revisão dos pontos fulcrais da gramática, consolidação do vocabulário, desenvolvimento da compreensão textual, melhoramento da capacidade auditiva, familiarização com a escrita Académica e aperfeiçoamento da Produção oral.
Estágio(s)
NãoPrograma
Comunicar e compreender frases isoladas e expressões de uso frequente relacionadas com assuntos de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio envolvente, trabalho). Comunicar em situações correntes que exijam trocas de informações e directas sobre assuntos e actividades habituais. Compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, tratando-se de aspectos familiares em contextos de: trabalho, escola, tempos livres, etc. Participar na maior parte das situações que podem ocorrer em viagem, numa região onde a língua alvo é falada. Organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse. Relatar acontecimentos ou experiências, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Elisabeth Pedrosa Alves Duarte
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Jornais :
Le Monde, Le Monde diplomatique, Le Courier International, L’Express, Le Nouvel Observateur, Le Point, La Croix, Le Figaro, Le Parisien.
Sites :
Institut Français des Relations Internationales (Paris-Bruxelles) : http://www.ifri.org/
http://www.diploweb.com/
http://www.diplomatie-presse.com/
http://www.facebook.com/geopolitique
http://www.frstrategie.org/barreCompetences/espace/espace.php
http://www.rfi.fr
http://www.tv5.org
http://ec.europa.eu/sitemap/index_fr.htm
Gramática:
Grammaire de Français, cours de civilisation.
Exercicios:
Exercices Communicatifs de la Grammaire Progressive du Français-niveau intermédiaire, Paris, Clé International.
Grammaire progressive du français– niveau débutant, Paris, Clé International.
Grammaire progressive du français– niveau intermédiaire, Paris, Clé International.
Dictionnaire bilingue ou unilingue, Larousse/ Le Robert.
http://www.lepointdufle.net/