Língua Francesa I

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
01620603
Área Científica
Língua Estrangeira
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Os alunos em avaliação mista deverão apresentar oralmente um trabalho sobre um conflito desenvolvido numa das unidades curriculares do terceiro ano da Licenciatura de Relações Internacionais, utilizando a bibliografia, em francês, aconselhada pelos docentes das referidas unidades. Para melhorar a compreensão oral, serão feitos exercícios a partir da audição de conferências, debates, entrevistas, jornais televisivos ou radiofónicos. A leitura e análise de textos sobre a temática de Relações Internacionais permitirão um estudo do léxico e da morfossintaxe da língua. A partir da redação de textos expositivos e/ou argumentativos, o estudante desenvolverá a sua competência de produção escrita. Os exercícios propostos durante as aulas seguem os conteúdos de aprendizagem das quatros competências do QECR sujeitas a avaliação no exame final da unidade curricular. Assim sendo privilegiar-se-á a análise de conteúdo e o debate de temas apresentados oralmente nas diferentes áreas abordadas.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes deverão adquirir o nível C1 de competências do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Os conteúdos programáticos estarão sempre interligados com a área disciplinar de Relações Internacionais e visarão fornecer competências, de modo a que o estudante seja ser capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos, de se exprimir de forma fluente e espontânea de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais, exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Estágio(s)

Não

Programa

Comunicar e compreender as ideias principais em textos simples ou complexos sobre assuntos concretos ou abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. Dar as ferramentas necessárias para poder comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, saber exprimir-se de modo claro e o mais pormenorizadamente possível sobre uma grande variedade de assuntos, argumentar e debater sobre temas da atualidade (como por exemplo tratados, declarações, protocolos, conflitos bélicos e sociais; etc.).

Docente(s) responsável(eis)

Maria Elisabeth Pedrosa Alves Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Avaliação contínua: Trabalhos nas aulas: 100.0%

Bibliografia

Books:

Specific French

Além da Bibliografia em Francês de outras unidades curriculares, aconselha-se:

Defarges Moreau, Philippe, La géopolititique pour les Nuls, First Editions.

Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 mots de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3829

Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 lieux de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3830

 Newspapers:

Le Monde, Le Monde diplomatique, Le Courier International, L’Express, Le Nouvel Observateur, Le Point, La Croix, Le Figaro, Le Parisien. Le Figaro

 Sites:

Institut Français des Relations Internationales (Paris-Bruxelles) : http://www.ifri.org/

http://www.diploweb.com/

http://www.diplomatie-presse.com/

http://www.facebook.com/geopolitique

http://www.frstrategie.org/barreCompetences/espace/espace.php

http://www.rfi.fr

http://www.tv5.org

http://ec.europa.eu/sitemap/index_fr.htm

 General French language:

http://www.lepointdufle.net/