Métodos Quantitativos em Marketing

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02662131
Área Científica
Métodos Quantitativos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de estatística.

Métodos de Ensino

Começam por se apresentar os conceitos básicos e os tipos de problemas a que as metodologias se aplicam. Procura introduzir-se as ideias-chave de forma intuitiva. São depois apresentadas as ferramentas que permitem aplicar estas metodologias, e é discutida a interpretação dos resultados obtidos. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se com esta unidade curricular introduzir várias metodologias de base quantitativa que são passíveis de serem utilizadas na análise e resolução de problemas que surgem na área do Marketing. No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de aplicar estas metodologias a problemas de complexidade limitada. Em particular, deverá ser capaz de:

• efetuar análise configuracional com base em conjuntos difusos (fsQCA), recorrendo a ferramentas computacionais;

• usar árvores de decisão para a determinação de decisões ótimas em situação de incerteza;

• determinar o valor da informação em situações de incerteza;

• analisar situações de decisão envolvendo múltiplos participantes (por exemplo, situações de competição).

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução ao fsQCA. Análise configuracional com recurso ao fsQCA. Árvores de decisão e análise de decisões em situação de incerteza. Cálculo do valor da informação. Conceitos básicos de teoria dos jogos, relativos a jogos estáticos e dinâmicos. 

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Manuel Cortesão Godinho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

GOODWIN, P., & Wright, G. Decision analysis for management judgment, 5th edition, Wiley, 2014.

OSBORNE – An  introduction to game theory. New York : Oxford University Press, 2009. [519.8 OSB]

RAGIN, Charles C. Redesigning social inquiry: Fuzzy sets and beyond. University of Chicago Press, 2008. [303 RAG]

RENDER, B., Stair, R., Hanna, M., & Hale, T. Quantitative Analysis for Management, 13th edition, Pearson, 2017.

SCHNEIDER, C.Q., & Wagemann, C. Set-Theoretic Methods for the Social Sciences. Cambridge University Press, 2012.