Métodos Quantitativos em Marketing
1
2018-2019
02662131
Métodos Quantitativos
Português
Presencial
TRIMESTRAL
2.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de estatística ao nível do 1º ciclo.
Métodos de Ensino
Começam por se apresentar os conceitos básicos e os tipos de probl. a que os modelos se aplicam. Procura introduzir-se as ideias-chave de forma intuitiva, recorrendo por vezes a pequenos filmes ou exemplos envolvendo interação com os alunos. Posteriormente explica-se como se deve proceder à modelação matemática para efetuar uma análise formal. São depois apresentadas as ferramentas que permitem obter soluções para os modelos, e é discutida a interpretação dessas soluções.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se com esta unidade curricular introduzir várias metodologias de base quantitativa que são passíveis de serem utilizadas na análise de problemas que surgem na área do Marketing. No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de aplicar estas metodologias a problemas de complexidade limitada. Em particular, deverá ser capaz de:
• modelar as preferências de agentes racionais;
• determinar as decisões ótimas em situação de incerteza com recurso a árvores de decisão;
• analisar situações de decisão envolvendo múltiplos participantes;
• construir modelos de simulação que permitam analisar problemas reais;
representar um projeto através de uma rede e escalonar a execução das diferentes tarefas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução à teoria da utilidade. Árvores de decisão e análise de decisões em situação de incerteza. Teoria dos jogos: jogos estáticos e jogos dinâmicos; equilíbrio de Nash e equilíbrio de Nash perfeito. Introdução a modelos de simulação. Modelos básicos de escalonamento de projetos – método do caminho crítico.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro André Ribeiro Madeira Cerqueira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame final.: 100.0%
Bibliografia
Freund, John E. - Modern elementary statistics. 10th ed.. Upper Saddle River, Prentice-Hall, 2001. [BP 519.2 FRE].
Hillier, Lieberman - Introduction to operations research. 8th ed.. New York : McGraw-Hill, 2005. [BP 519.8 HIL].
MAZZOCCHI, Mario - Statistics for marketing and consumer research. Thousand Oaks : Sage Publications, 2008. [BP 519.2 MAZ].
Moutinho, Luiz ; GOODE, M. ; DAVIES, F. - Quantitative analysis in marketing management. Chichester : John Wiley & Sons, 1998. [BP 658.8 MOU].
OSBORNE – An introduction to game theory. New York : Oxford University Press, 2010.
GOODWIN, Wright – Decision analysis for management judgment. Chichester : John Wiley & Sons, 2001.
ALBRIGHT, Winston – Spreadsheet modelling and applications : essentials of practical management science. Mason : Thomson South-Western, 2005.
BONINI, Hausman, Bierman – Quantitative analysis for management. 9th ed. Chicago : Irwin, 1997.