Métodos Quantitativos em Marketing
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2023-2024
02662131
Métodos Quantitativos
Português
Presencial
TRIMESTRAL
2.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de estatística.
Métodos de Ensino
Começam por se apresentar os conceitos básicos e os tipos de problemas a que as metodologias se aplicam. Procura introduzir-se as ideias-chave de forma intuitiva. São depois apresentadas as ferramentas que permitem aplicar estas metodologias, e é discutida a interpretação dos resultados obtidos.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se com esta unidade curricular introduzir várias metodologias de base quantitativa que são passíveis de serem utilizadas na análise e resolução de problemas que surgem na área do Marketing. No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de aplicar estas metodologias a problemas de complexidade limitada. Em particular, deverá ser capaz de:
• efetuar análise configuracional com base em conjuntos difusos (fsQCA), recorrendo a ferramentas computacionais;
• usar árvores de decisão para a determinação de decisões ótimas em situação de incerteza;
• determinar o valor da informação em situações de incerteza;
• analisar situações de decisão envolvendo múltiplos participantes (por exemplo, situações de competição).
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução ao fsQCA. Análise configuracional com recurso ao fsQCA. Árvores de decisão e análise de decisões em situação de incerteza. Cálculo do valor da informação. Conceitos básicos de teoria dos jogos, relativos a jogos estáticos e dinâmicos.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Manuel Cortesão Godinho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
GOODWIN, P., & Wright, G. Decision analysis for management judgment, 5th edition, Wiley, 2014.
OSBORNE – An introduction to game theory. New York : Oxford University Press, 2009. [519.8 OSB]
RAGIN, Charles C. Redesigning social inquiry: Fuzzy sets and beyond. University of Chicago Press, 2008. [303 RAG]
RENDER, B., Stair, R., Hanna, M., & Hale, T. Quantitative Analysis for Management, 13th edition, Pearson, 2017.
SCHNEIDER, C.Q., & Wagemann, C. Set-Theoretic Methods for the Social Sciences. Cambridge University Press, 2012.