Governação em Saúde

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02662010
Área Científica
Economia/Estatística/Direito/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposição de conteúdos fundamentais para cada tema com recurso a meios audiovisuais. Discussão em pequenos grupos ou reflexão com o grande grupo. Todos os materiais relacionados com a disciplina serão colocados na plataforma Inforestudante. O processo de avaliação pode ser feito no regime geral, através da realização de um exame final (100%) ou através do desenvolvimento de um trabalho de grupo com duas componentes: trabalho escrito (70%) e apresentação e discussão (30%). O tema do trabalho é escolhido de entre um conjunto de alternativas a divulgar nas aulas. Alternativamente os alunos poderão sugerir outros temas, desde que enquadrados nas diversas temáticas abordadas. Os aspetos a discutir no trabalho deverão ser analisados com o professor da disciplina. Os grupos serão de dois alunos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende explorar o conceito de governação e os princípios associados à boa governação aplicados ao contexto da saúde. Serão abordados seis grandes temas e as interações entre eles: governação, governação empresarial; governação em saúde; governação clínica, governação integrada e governação hospitalar. O objetivo final é fornecer aos alunos os conhecimentos indispensáveis para dominar os diversos conceitos associados à governação e estendê-los à área da saúde nos seus processos de decisão. Especificamente, definir o conceito de governação, nas suas múltiplas interpretações, identificar e caracterizar os princípios associados à boa governação e ser capaz de estender estes conceitos para a área da saúde a diferentes níveis – macro (decisões do governo), intermédio ou meso (decisão ao nível institucional) e micro (gestão operacional do dia-a-dia do pessoal e serviços dentro das organizações).

Estágio(s)

Não

Programa

Governação: variedades e importância da governação; reformas da Administração Pública, Nova Gestão Pública e Novo Serviço Público; princípios da boa governação; medição, monitorização e avaliação da governação. Governação empresarial: importância da governação empresarial; atores e teorias da governação empresarial; sistemas, códigos e princípios de boa governação. Governação em saúde: diferentes perspetivas de instituições internacionais; sistemas de saúde e mercado de saúde; reformas no sector da saúde; características da boa governação em saúde; governação em saúde vs. stewardship; sistemas adaptativos complexos; gestão da mudança; análise da governação em saúde em Portugal. Governação hospitalar: hospital e reformas organizacionais; desempenho hospitalar; práticas de governação e evidência; governação hospitalar em Portugal. Governação integrada e governação clínica: pressupostos e situação portuguesa nos cuidados de saúde primários e nos cuidados hospitalares.

Docente(s) responsável(eis)

Víctor Manuel dos Reis Raposo

Métodos de Avaliação

Avaliação
O processo de avaliação pode ser feito no regime geral, através da realização de um exame final (100%) ou através do desenvolvimento de um trabalho de grupo com duas componentes: trabalho escrito (70%) e apresentação e discussão (30%). : 100.0%

Bibliografia

CAMPOS, L., BORGES, M. & PORTUGAL, R. (Eds.) (2009) Governação dos Hospitais, Alfragide, Casa das Letras.

CLARKE, T. (Ed.) (2008) Theories of Corporate Governance: The philosophical foundations of corporate

governance, London, Routledge.

COCHRAN, P. L. & WARTICK, S. L. (1988) Corporate Governance - A Review of the Literature, Morristown, New Jersey, Financial Executives Research Foundation.

CROSSON, F. J. & TOLLEN, L. A. (Eds.) (2010) Partners in health: how physicians and hospitals can be accountable together, San Francisco, Jossey-Bass.

GRIFFIN, D. J. (Ed.) (2012) Hospitals: what they are and how they work, Sudbury, Jones & Bartlett Learning.

KOOIMAN, J. (2003) Governing as governance, London, Sage Publications.

OSBORNE, S. P. (Ed.) (2010) The new public governance?: emerging perspectives on the theory and practice of public governance, London, Routledge.