Análise Estratégica

Ano
1
Ano lectivo
2025-2026
Código
04661550
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será interativa. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, com o envolvimento de empresas e de casos reais. A análise de casos reais permitirá aos estudantes aplicar os modelos conceptuais na prática.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular contribuiu para vários objetivos de aprendizagem (OA) do MBA, nomeadamente:

OA1. Liderar equipas e projetos pessoais e organizacionais

OA2. Pensar de forma crítica e tomar decisões com base em informação complexa

OA3. Maximizar recursos em benefício das organizações e da sociedade

OA4. Conhecer e perceber as organizações e os stakeholders das mesmas

OA5. Integrar conhecimento das várias funções de uma organização e aplicar competências de gestão estratégica num ambiente competitivo em constante mudança

OA7. Compreender as complexidades da ética nos negócios num contexto global e atuando com integridade

O objetivo específico (OAE) é desenvolver competências de análise estratégica. No final do curso, os estudantes devem ser capazes de:

OAE1. Selecionar corretamente e aplicar conceitos e ferramentas de análise estratégica

OAE2. Identificar os desafios estratégicos

OAE3. Formular opções estratégicas

OAE4. Avaliar opções estratégicas

Estágio(s)

Não

Programa

T1. Introdução à análise estratégica — Estratégia e vantagem competitiva

T2. Análise de stakeholders — Stakeholder capitalism, ética nos negócios, e sustentabilidade

T3. Análise do ambiente contextual — Análise PESTEL e análise de cenários

T4. Análise da indústria — Modelo das cinco forças, análise de grupos estratégicos, e evolução da indústria

T5. Análise do modelo de negócio — Estratégia competitiva, estratégia oceano azul, e transformação digital

T6. Análise de recursos e capacidades — Análise VRIO, análise da cadeia de valor, fontes de vantagem competitiva, e capacidades dinâmicas

T7. Análise do portefólio de negócios — Matriz BCG, matriz GE-McKinsey, e estratégia corporativa

T8. Análise SWOT/TOWS

T9. Avaliação das opções estratégicas — Adequabilidade, aceitabilidade, e exequibilidade

T10. A prática da estratégia — Liderança e mudança estratégica

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Grant, R.M. (2021). Contemporary Strategy Analysis, 11th ed., Wiley

Whittington, R., Regnér, P., Angwin, D., Johnson, G., Scholes, K. (2020). Exploring strategy: Text and cases, 12th ed., Pearson