Análise Estratégica
1
2025-2026
04661550
Gestão
Português
Presencial
TRIMESTRAL
5.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será interativa. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, com o envolvimento de empresas e de casos reais. A análise de casos reais permitirá aos estudantes aplicar os modelos conceptuais na prática.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular contribuiu para vários objetivos de aprendizagem (OA) do MBA, nomeadamente:
OA1. Liderar equipas e projetos pessoais e organizacionais
OA2. Pensar de forma crítica e tomar decisões com base em informação complexa
OA3. Maximizar recursos em benefício das organizações e da sociedade
OA4. Conhecer e perceber as organizações e os stakeholders das mesmas
OA5. Integrar conhecimento das várias funções de uma organização e aplicar competências de gestão estratégica num ambiente competitivo em constante mudança
OA7. Compreender as complexidades da ética nos negócios num contexto global e atuando com integridade
O objetivo específico (OAE) é desenvolver competências de análise estratégica. No final do curso, os estudantes devem ser capazes de:
OAE1. Selecionar corretamente e aplicar conceitos e ferramentas de análise estratégica
OAE2. Identificar os desafios estratégicos
OAE3. Formular opções estratégicas
OAE4. Avaliar opções estratégicas
Estágio(s)
NãoPrograma
T1. Introdução à análise estratégica — Estratégia e vantagem competitiva
T2. Análise de stakeholders — Stakeholder capitalism, ética nos negócios, e sustentabilidade
T3. Análise do ambiente contextual — Análise PESTEL e análise de cenários
T4. Análise da indústria — Modelo das cinco forças, análise de grupos estratégicos, e evolução da indústria
T5. Análise do modelo de negócio — Estratégia competitiva, estratégia oceano azul, e transformação digital
T6. Análise de recursos e capacidades — Análise VRIO, análise da cadeia de valor, fontes de vantagem competitiva, e capacidades dinâmicas
T7. Análise do portefólio de negócios — Matriz BCG, matriz GE-McKinsey, e estratégia corporativa
T8. Análise SWOT/TOWS
T9. Avaliação das opções estratégicas — Adequabilidade, aceitabilidade, e exequibilidade
T10. A prática da estratégia — Liderança e mudança estratégica
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Grant, R.M. (2021). Contemporary Strategy Analysis, 11th ed., Wiley
Whittington, R., Regnér, P., Angwin, D., Johnson, G., Scholes, K. (2020). Exploring strategy: Text and cases, 12th ed., Pearson