Análise Estratégica
1
2021-2022
04661550
Gestão
Português
Presencial
TRIMESTRAL
5.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O ensino desta disciplina baseia-se, fundamentalmente, numa perspetiva andragógica, isto é, na centragem da mesma nos interesses revelados pelos alunos e na conjugação desses interesses com os tópicos considerados internacionalmente como essenciais em Análise Estratégica e uma metodologia de avaliação mista.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os/as alunos/as compreendam em profundidade a importância da análise estratégica para a formulação e controlo da Estratégia da empresa. Pretende-se que desenvolvam capacidades conceptuais ao nível da análise estratégica que permitam basear a competitividade da empresa numa superior capacidade de análise. Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de análise e de resolução de problemas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- INTRODUÇÃO
2- ANÁLISE ESTRATÉGICA E ESTRATÉGIA
3- MISSÃO E ESTRATÉGIA
4- ANÁLISE ESTRATÉGICA
4.1- ANÁLISE DO MEIO ENVOLVENTE
4.1.1- Meio Envolvente Contextual
- O método PEST
- Análise de cenários
- Análise de Stakeholders
4.1.2- Meio Envolvente Transaccional
- Análise dos clientes
- Análise dos concorrentes
- Outros agentes
4.1.3- Análise da Indústria
- Utilização do modelo das cinco forças
- Análise de grupos estratégicos
- Análise dos ciclos de vida
4.1.4- Análises de portfolio
4.2- ANÁLISE DA EMPRESA
4.2.1- Recursos da Empresa
- A RBV , a RKV e a RBV dinâmica
- A análise dos recursos em Pessoas, Financeiros, Organizacionais
- A cadeia de valor
- A análise funcional
4.2.2- A análise das Competências Centrais
4.2.3- Análise SWOT e nova SWOT
5- AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
-ADRIANO FREIRE, Estratégia-Criação de Valor Sustentável; Bertrand Editora, 2020 (1ª edição)
DESS, Gregory G. ; LUMPKIN, G. T. ; EISNER, Alan B. - Strategic management: text and cases. 4th ed. Boston: McGraw-Hill/Irwin, 2008. [BP 658 DES]
-FLEISHER, Craig S.; BENSOUSSAN, Babette E. - Strategic and competitive analysis : methods and techniques for analyzing business competition. Upper Saddle River: Pearson/Prentice Hall, 2003. [BP 658 FLE]
-GRANT, Robert M. - Contemporary strategy analysis. 6th ed. Malden : Blackwell Publishing, 2008. [BP 658 GRA]
-NAVAS LÓPEZ, J. E.; MARTÍN, L. A. G. La Dirección Estratégica de la Empresa. Civitas Ediciones, Madrid, 2018.