Bioquímica do Exercício

Ano
2
Ano lectivo
2012-2013
Código
01930183
Área Científica
Ciências da Actividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Bons conhecimentos base de química, biologia e fisiologia geral. Conhecimento básico da língua inglesa é também recomendado.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: tendo em conta que os alunos necessitam de uma sólida base de informação sistematizada, privilegia-se a exposição oral recorrendo a auxiliares gráficos e audiovisuais de ensino. De modo a integrar o conhecimento exposto com a realidade do treino favorece-se uma participação ativa dos alunos através da apresentação de casos e problemas concretos. Aulas práticas com desenvolvimento de protocolos experimentais promovendo a integração da teoria com a prática. Numa segunda fase estimula-se a participação do aluno através da escolha e apresentação oral de um artigo científico.

Resultados de Aprendizagem

A Bioquímica do exercício estuda o metabolismo humano durante o exercício e a adaptação deste ao exercício. Estuda os mecanismos moleculares que explicam como o corpo responde e se adapta ao exercício, a adaptação das respostas metabólicas ao treino tais como as mudanças na atividade enzimática e as alterações na capacidade de utilização da várias fontes energéticas. No final da unidade curricular o estudante deve saber o que caracteriza as diferentes biomoléculas e correlacionar as suas estruturas com as suas funções; Saber que fatores afetam as reações em bioquímica; Entender o metabolismo dos carbohidratos e lípidos; Saber quais as vias metabólicas energéticas e as causas de fadiga nos diferentes tipos de exercício; Perceber a importância que alguns nutrientes podem ter no desempenho desportivo; Conhecer as principais adaptações metabólicas ao treino. Perceber as limitações do treino e os possíveis efeitos negativos de cargas de treino demasiado elevadas.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceito de Biomolécula: Estrutura e função dos carbohidratos, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos. Cinética enzimática Bioenergética: conceito de energia livre, fosfatos de alto valor energético, transferência de energia nos seres vivos, cadeia respiratória. Metabolismo dos glúcidos ou carbohidratos: Glicólise, ciclo do ácido cítrico, glicogenesis e glicogenólise, gluconeogénese. Metabolismo dos glúcidos durante o exercício. Metabolismo do lactato durante o exercício. Metabolismo Lípidos: oxidação dos ácidos gordos, formação de triacil glicerois, lipolise. Mecanismos de fadiga muscular. Estratégias nutricionais para o controlo da fadiga.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Miranda Botelho Teixeira

Métodos de Avaliação

Contínua
Capacidade de execução dos protocolos experimentais, participação nas aulas e apresentação oral de um artigo científico: 30.0%
2 frequências ou exame final: 70.0%

Bibliografia

The Biochemical Basis of Sport Performance. Ron Maughan & Michael Gleeson. Oxford University Press, 2nd Edition, 2010.

Lehninger- Principles of Biochemistry. David L. Nelso, Michael M. Cox, 5th Edition, W.H. Freeman and

Company, New York, 2008.

Principles of Biochemistry. Geoffrey L. Zubay, William W. Parson & Dennis E. Vance, Wm C. Brown Company Publishers, 1995.

Entender a Bioquímica. Luís S. Campos, 5ª Edição, Escolar Editora, 2009.

Bioquímica, organização molecular da vida. Alexandre Quintas, Ana Ponces Freire, Manuel J. Halpern, LIDEL, 2008.

Biochemistry Primer for Exercise Science. Michael E. Houston, 2nd Edition, Human Kinetics, 2001.

Bioquímica. Maria José Laires, Edições FMH, Universidade técnica de Lisboa, 1997.