Ensino Integrado em Educação Física

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01930161
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino inclui a exposição de temas teóricos e teórico-práticos por parte da docente, através do recurso de aulas expositivas, meios audiovisuais e interativos e a apresentação de tarefas teórico-práticas por parte dos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Promover o conhecimento científico e teórico-prático na intervenção com alunos com necessidades educativas especiais e respetiva inclusão nas aulas de Educação Física no contexto do ensino regular e desenvolver nos estudantes a capacidade de planear e implementar programas adequados às necessidades específicas desses alunos. Competências:

- Dominar os conteúdos relacionados com a história da educação especial e da Educação Física adaptada;

- Dominar a taxonomia da deficiência, conhecer os mecanismos institucionais e as bases legais de apoio que os professores de Educação Física têm à sua disposição;

- Perceber o mecanismo e a classificação das NEE;

- Inventariar materiais e recursos disponíveis e utilizar estratégias adequadas à inclusão na aula de EF;

- Conhecer a definição, classificação e etiologia das NEE e dominar as estratégias educativas de acordo com as características da população;

- Propor tarefas adequadas ao perfil e à disponibilidade psicomotora dos executantes.

 

Estágio(s)

Não

Programa

Aulas teóricas:

-   Retrospetiva histórica do ensino especial.

-   Modelo médico e modelo social. 

-   Integração / inclusão.

-   Principais dificuldades sentidas pelos professores na inclusão de jovens com NEE.

-   A realidade nacional em termos de inclusão escolar. As equipas de ensino especial e o professor de apoio.

-   O papel da educação física adaptada.

-   Plano Educacional Individualizado.

-   Estratégias de ensino mais utilizadas com alunos com NEE.

-   A avaliação em EF adaptada.

-   Instrumentos de avaliação adaptados a alunos com NEE.

Aulas teórico-práticas:

-   Taxonomia da deficiência e das NEE.

-   Deficiência auditiva; Deficiência visual; Deficiência motora; Deficiência intelectual; Perturbações do desenvolvimento e Autismo:

-   Definição; etiologia; classificação; perfil funcional; estratégias de ensino e adaptações na Educação Física inclusiva.

-   Apresentação e simulação de atividades visando a inclusão de alunos com deficiências nas aulas de EF.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Contínua
Elaboração de tarefas: 30.0%
2 frequências : 70.0%

Bibliografia

Bautista, R. (1997) Necessidades Educativas Especiais. Edição Portuguesa, Lisboa: Dinalivro.

APCC- NRC (2006). Desporto para Deficientes - Manual para Acompanhantes Desportivos, Leonardo da Vinci projetos-piloto.

 Ferreira, J.P. & Campos, M.J. (2002). Ensino Integrado em Educação Física: Textos de apoio. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade de Coimbra. Publicação de venda interna.

Hernández, M., Rodriguez, A., Jané, T. & Gres, N. (1999). Actividad Física Adaptada. El Juego y los alumnos con discapacidad. 2ª Ed. Paidotribo.

Lewis, V. (2003). Development and disability. 2.ª Ed., Blackwell Publishing.

Rodrigues, D. (Org.) (2007). Investigação em educação inclusiva.  Cruz Quebrada: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, FMH.

Sherrill, C. (2003). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport. McGraw-Hill.

Winnick, J.P. (2005). Adapted Physical Education and Sport. Human Kinetics.

Winnick, J.P. & Short, F. X. (1999). The Brockport Physical Fitness Test Manual. Human Kinetics.