Ensino Integrado em Educação Física
2
2019-2020
01930161
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino inclui a exposição de temas teóricos e teórico-práticos por parte da docente, através do recurso de aulas expositivas, meios audiovisuais e interativos e a apresentação de tarefas teórico-práticas por parte dos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Promover o conhecimento científico e teórico-prático na intervenção com alunos com necessidades educativas especiais e respetiva inclusão nas aulas de Educação Física no contexto do ensino regular e desenvolver nos estudantes a capacidade de planear e implementar programas adequados às necessidades específicas desses alunos. Competências:
- Dominar os conteúdos relacionados com a história da educação especial e da Educação Física adaptada;
- Dominar a taxonomia da deficiência, conhecer os mecanismos institucionais e as bases legais de apoio que os professores de Educação Física têm à sua disposição;
- Perceber o mecanismo e a classificação das NEE;
- Inventariar materiais e recursos disponíveis e utilizar estratégias adequadas à inclusão na aula de EF;
- Conhecer a definição, classificação e etiologia das NEE e dominar as estratégias educativas de acordo com as características da população;
- Propor tarefas adequadas ao perfil e à disponibilidade psicomotora dos executantes.
Estágio(s)
NãoPrograma
Aulas teóricas:
- Retrospetiva histórica do ensino especial.
- Modelo médico e modelo social.
- Integração / inclusão.
- Principais dificuldades sentidas pelos professores na inclusão de jovens com NEE.
- A realidade nacional em termos de inclusão escolar. As equipas de ensino especial e o professor de apoio.
- O papel da educação física adaptada.
- Plano Educacional Individualizado.
- Estratégias de ensino mais utilizadas com alunos com NEE.
- A avaliação em EF adaptada.
- Instrumentos de avaliação adaptados a alunos com NEE.
Aulas teórico-práticas:
- Taxonomia da deficiência e das NEE.
- Deficiência auditiva; Deficiência visual; Deficiência motora; Deficiência intelectual; Perturbações do desenvolvimento e Autismo:
- Definição; etiologia; classificação; perfil funcional; estratégias de ensino e adaptações na Educação Física inclusiva.
- Apresentação e simulação de atividades visando a inclusão de alunos com deficiências nas aulas de EF.
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Carvalheiro Campos
Métodos de Avaliação
Contínua
Elaboração de tarefas: 30.0%
2 frequências : 70.0%
Bibliografia
Bautista, R. (1997) Necessidades Educativas Especiais. Edição Portuguesa, Lisboa: Dinalivro.
APCC- NRC (2006). Desporto para Deficientes - Manual para Acompanhantes Desportivos, Leonardo da Vinci projetos-piloto.
Ferreira, J.P. & Campos, M.J. (2002). Ensino Integrado em Educação Física: Textos de apoio. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade de Coimbra. Publicação de venda interna.
Hernández, M., Rodriguez, A., Jané, T. & Gres, N. (1999). Actividad Física Adaptada. El Juego y los alumnos con discapacidad. 2ª Ed. Paidotribo.
Lewis, V. (2003). Development and disability. 2.ª Ed., Blackwell Publishing.
Rodrigues, D. (Org.) (2007). Investigação em educação inclusiva. Cruz Quebrada: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, FMH.
Sherrill, C. (2003). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport. McGraw-Hill.
Winnick, J.P. (2005). Adapted Physical Education and Sport. Human Kinetics.
Winnick, J.P. & Short, F. X. (1999). The Brockport Physical Fitness Test Manual. Human Kinetics.