Avaliação Pedagógica em Educação Física
1
2012-2013
02970619
Didactica Específica
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pré-requisitos para esta disciplina.
Métodos de Ensino
Sessões teóricas de ensino de natureza colectiva, com instrução directa. Trabalho de campo e sessões práticas de aprendizagem cooperativa orientadas para a resolução de problemas contextualizados e para a dinâmica de projecto, incluindo sessões de orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
A avaliação é condição para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem eficaz e produz efeitos quer para o próprio processo, regulando-o, quer para professores e alunos, na verificação da consecução das metas e objectivos educativos. Mas a informação produzida na avaliação não é apenas do interesse dos seus intervenientes directos, é também importante para os encarregados de educação, para a tutela e para todos aqueles com interesse num determinado percurso de aprendizagem.
O papel dos professores é portanto essencial neste processo. É-lhes exigido um domínio conceptual e metodológico que permita avaliar os alunos de forma correcta e adequada ao contexto pedagógico e social e de forma alinhada com as orientações curriculares assumidas. O conhecimento das tendências e correntes pedagógicas que orientam as práticas de avaliação e o domínio de competências de análise e de intervenção nos processos avaliativos em Educação Física constituem, por isso, as duas grandes metas que orientam o programa desta cadeira e configuram as estratégias de formação seleccionadas.
Desenvolvimento de competências no campo da avaliação das aprendizagens em Educação Física, devendo o e estudante ser capaz de:
¿ Compreender as tendências de evolução das ideias e das práticas de avaliação;
¿ Caracterizar a avaliação educacional no contexto do sistema educativo português;
¿ Diferenciar as funções da avaliação;
¿ Problematizar a relação entre diferentes modos de avaliação, designadamente a avaliação quantitativa e qualitativa e a avaliação formativa e sumativa;
¿ Distinguir e comparar diferentes modelos de avaliação;
¿ Conhecer processos e modalidades de avaliação adequados a objectos de avaliação diversos em Educação Física;
Construir e aplicar instrumentos e provas de avaliação no âmbito da Educação Física e conhecer as qualidades metodológicas da sua concretização.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tema I – CONTEXTO E TEORIA DA AVALIAÇÃO
- A avaliação em educação e em outros contextos sociais. As funções de certificação e de selecção.
- Evolução das ideias e práticas de avaliação. Conceito de avaliação.
- Avaliação e medida. A avaliação normativa e a avaliação criterial.
Tema II – O CAMPO E OS FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO
- Bases racionais da teoria da avaliação pedagógica. A medição e a compreensão dos fenómenos a avaliar.
- A avaliação educacional no sistema educativo português.
Tema III – FUNÇÕES E MODELOS DE AVALIAÇÃO
- As funções da avaliação pedagógica. Bases da avaliação sumativa e da avaliação formativa.
- Os modelos de avaliação. O modelo tyleriano de avaliação e o modelo de Stufflebeam (CIPP).
- A desigualdade perante a avaliação e a norma escolares. Competência reconhecida, competência real e erros de avaliação.
Tema IV – OBJECTO, PROCESSOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
- Instrumentos de avaliação e técnicas de observação em avaliação.
- Parâmetros, indicadores e critérios de avaliação.
- Construção de instrumentos de avaliação e critérios de qualidade.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Renato Bernardes Nobre
Métodos de Avaliação
Contínua
Apresentação de um sistema de avaliação de uma U.D.: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Produção de um sistema de avaliação de uma U.D.: 30.0%
Frequência: 40.0%
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