Avaliação Pedagógica em Educação Física

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
02970619
Área Científica
Didactica Específica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos para esta disciplina.

Métodos de Ensino

Sessões teóricas de ensino de natureza colectiva, com instrução directa. Trabalho de campo e sessões práticas de aprendizagem cooperativa orientadas para a resolução de problemas contextualizados e para a dinâmica de projecto, incluindo sessões de orientação tutorial.

Resultados de Aprendizagem

A avaliação é condição para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem eficaz e produz efeitos quer para o próprio processo, regulando-o, quer para professores e alunos, na verificação da consecução das metas e objectivos educativos. Mas a informação produzida na avaliação não é apenas do interesse dos seus intervenientes directos, é também importante para os encarregados de educação, para a tutela e para todos aqueles com interesse num determinado percurso de aprendizagem.

O papel dos professores é portanto essencial neste processo. É-lhes exigido um domínio conceptual e metodológico que permita avaliar os alunos de forma correcta e adequada ao contexto pedagógico e social e de forma alinhada com as orientações curriculares assumidas. O conhecimento das tendências e correntes pedagógicas que orientam as práticas de avaliação e o domínio de competências de análise e de intervenção nos processos avaliativos em Educação Física constituem, por isso, as duas grandes metas que orientam o programa desta cadeira e configuram as estratégias de formação seleccionadas.

Desenvolvimento de competências no campo da avaliação das aprendizagens em Educação Física, devendo o e estudante ser capaz de:

¿  Compreender as tendências de evolução das ideias e das práticas de avaliação;

¿  Caracterizar a avaliação educacional no contexto do sistema educativo português;

¿  Diferenciar as funções da avaliação;

¿  Problematizar a relação entre diferentes modos de avaliação, designadamente a avaliação quantitativa e qualitativa e a avaliação formativa e sumativa;

¿  Distinguir e comparar diferentes modelos de avaliação;

¿  Conhecer processos e modalidades de avaliação adequados a objectos de avaliação diversos em Educação Física;

Construir e aplicar instrumentos e provas de avaliação no âmbito da Educação Física e conhecer as qualidades metodológicas da sua concretização.

Estágio(s)

Não

Programa

Tema I – CONTEXTO E TEORIA DA AVALIAÇÃO

  • A avaliação em educação e em outros contextos sociais. As funções de certificação e de selecção.
  • Evolução das ideias e práticas de avaliação. Conceito de avaliação.
  • Avaliação e medida. A avaliação normativa e a avaliação criterial.

 

Tema II – O CAMPO E OS FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO

  • Bases racionais da teoria da avaliação pedagógica. A medição e a compreensão dos fenómenos a avaliar.
  • A avaliação educacional no sistema educativo português.

 

Tema III – FUNÇÕES E MODELOS DE AVALIAÇÃO

  • As funções da avaliação pedagógica. Bases da avaliação sumativa e da avaliação formativa.
  • Os modelos de avaliação. O modelo tyleriano de avaliação e o modelo de Stufflebeam (CIPP).
  • A desigualdade perante a avaliação e a norma escolares. Competência reconhecida, competência real e erros de avaliação.

Tema IV – OBJECTO, PROCESSOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

  • Instrumentos de avaliação e técnicas de observação em avaliação.
  • Parâmetros, indicadores e critérios de avaliação.
  • Construção de instrumentos de avaliação e critérios de qualidade. 

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Bernardes Nobre

Métodos de Avaliação

Contínua
Apresentação de um sistema de avaliação de uma U.D.: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Produção de um sistema de avaliação de uma U.D.: 30.0%
Frequência: 40.0%

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