Psicologia do Exercício e da Saúde em Grupos Especiais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02970269
Área Científica
Ciências da Atividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e aulas teórico-práticas, integrando atividades de pesquisa orientada em contexto laboratorial. As aulas teórico-práticas estimulam a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interação entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler os artigos e os capítulos de livro sumariados, num total de 14 artigos em inglês (14x4 horas) e 4 em português (2x2horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.

Resultados de Aprendizagem

A u.c. aborda os benefícios psicológicos da prática desportiva e de exercício regular em grupos especiais. Pretende-se que o estudante domine um conjunto de conteúdos que lhes permitam compreender e enquadrar o exercício e a atividade física adaptada como importante meio de prevenção e de melhoria dos níveis de saúde e de bem-estar psicológico em grupos especiais.

A7. Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e das organizações ligadas a atividades de cariz recreativo, desportivo, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social

A10. Conhecer o problema da inatividade física na sociedade contemporânea, os fatores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo;

A11. Conhecer os fundamentos das políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspetiva de integração plena em contextos educacionais, profissionais e socioculturais.  

Estágio(s)

Não

Programa

1. O problema da doença mental e do bem-estar psicológico na população em geral;

2. Atividade física e saúde mental;

3. Evidência da importância do exercício físico na promoção da saúde mental;

4. O exercício como terapia para um conjunto de patologias e distúrbios mentais;

5. Principais mecanismos associados a alterações ao nível da saúde mental;

6. Deficiência e saúde mental;

7. Desporto adaptado, exercício e saúde mental;

8. Evidência para os efeitos da prática de exercício físico em diferentes variáveis psicológicas (Autoestima e Autoconceito físico, motivação, estados de humor, ansiedade e depressão) em grupos especiais.

  

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

  •   Fox, K.R. (1997). The Physical self: From motivation to well-being. Human Kinetics.
  • Fox, K.R. (2010). The physical self and physical literacy. In M. Whitehead. Physical literacy (pp. 71-82). London: Routledge.
  • ·         Lindholm, M.,  Hülya, A.,  Palmeira, A, Fox, K.R. Hagger, M., (2011).  The importance of importance in the physical self: Support for the theoretically appealing but empirically elusive model of James. Journal of Personality. 79, 304-334.
  • ·         Buckworth, J, & Dishman, R.K. (2002). Exercise Psychology. Human Kinetics.

  • ·         Biddle, S.J.H., & Mutrie, N. (2001). Psychology of physical activity: Determinants, well-being and interventions. London: Routledge.
  • ·         Biddle, S.J.H., Fox, K.R., & Boutcher, S.H. (2000). Physical activity and psychological well-being. London: Routledge.
  • ·         Ferreira, J.P. et al. (2004). Physical activity and promotion of mental health. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra.
  • ·         Ferreira, J.P. (2006). Physical Self and Global Self-Esteem in Wheelchair Sport athletes. A mixed method approach. FCDEF: Coimbra.
  • ·         Lewis, V. (2003). Development and Disability (Second Edition). Blackwell Publishing