Desenvolvimento Curricular
3
2012-2013
01930363
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Noções elementares de práticas de planificação em Educação Física (conteúdos da cadeira de Práticas de Ensino)
Métodos de Ensino
Aulas teóricas de instrução directa, com apresentações electrónicas e questionamento dos alunos (22h 30m); aulas práticas de ensino não directivo e aprendizagem cooperativa com recurso a textos e a outros materiais recolhidos na internet (22h 30m); estudo independente e leituras da bibliografia (20h); Estudo orientado (6h); trabalho de projecto em grupo (30h); avaliação (7h).
Resultados de Aprendizagem
Desenvolvimento das competências do estudante no processo de desenvolvimento do currículo, orientado para: a compreensão da prática de planificação do processo de ensino e de aprendizagem; o conhecimento dos grandes modelos de desenvolvimento curricular e das práticas de planificação associadas; o domínio dos conhecimentos e das práticas implicadas na concepção, planificação, condução e avaliação do currículo em diferentes dimensões e níveis institucionais; tradução contextualizada dos programas em projectos curriculares.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução ao quadro conceptual de suporte do desenvolvimento curricular. Os elementos do currículo. Modelos de organização curricular. Currículo fechado e currículo aberto. O currículo como projecto e o papel do professor e da escola na sua construção. A construção de projectos curriculares. Os programas de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. As orientações programáticas para a Actividade Física e Motora no quadro das AEC no 1.º Ciclo. Tradução curricular dos programas e orientações programáticas A avaliação curricular: âmbitos e funções.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Renato Bernardes Nobre
Métodos de Avaliação
Contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
2 Frequências: 40.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Bento, J. (1998). Planeamento e Avaliação em Educação Física. Lisboa: Livros Horizonte.
Bloom, B. S. et al. (1956). Taxonomia de los objectivos de la educación. Buenos Aires. El Ateneo.
Boomer, G. (1982). Negotiating the curriculum. A teacher-student partnership. Australia: National Library of Australia.
Boutinet, J.-P. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituto Piaget.
D’ Hainaut, L. (1980). Educação, dos fins aos objectivos. Coimbra: Livraria Almedina.
Del Carmen, L. (1990). El Proyecto Curricular de Centro. In T. Mauri et al. El Currículo en el Centro Educativo. Barcelona: Horsori.
Dewey, J. (1902). The child and the curriculum. Chicago: University of Chicago Press.
Flinders, D. e Thornton, S. (1997). The Curriculum Studies Reader. New York: Routledge.
Gimeno, J. e Pérez Gómez, A. (1992). Compreender y transformar la enseñanza. Madrid: Morata.
Machado, F. et al. (1999). Currículo e Desenvolvimento Curricular. Problemas e perspectivas. Lisboa: ASA.
Marsh, C. e Willis, G. (1995). Curriculum: Alternative Approaches, Ongoing Issues. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.
Nobre, P. (2002) O currículo como projecto e o papel da escola e dos professores na sua construção. O desenho de projectos curriculares: uma hipótese. In Um Projecto Curricular para uma Escola Básica Integrada. Monografia (não publicado). Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. (pp. 29-39)
Pacheco, J. (1996). Currículo: Teoria e Praxis. Porto: Porto Editora.
Perrenoud, P. (1999). Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ARTMED.
Ribeiro, A. (1990). Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Texto Editora.
Roldão, M. C. (1999). Gestão Curricular. Fundamentos e Práticas. Lisboa: Ministério da Educação, DEB.
Román Peréz, M. e Diéz López, E. (1994). Currículum y Enseñanza. Madrid: Ed. EOS.
Siedentop, D. (1998). Aprender a enseñar la Educación Física. Barcelona: Inde