Análise das Organizações Educativas

Ano
3
Ano lectivo
2012-2013
Código
01930290
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções básicas de morfologia e organização do sistema educativo português.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas recorrem a um espectro alargado de métodos e técnicas pedagógicas, dentre as quais se destacam os métodos de exposição oral, a utilização do diálogo socrático, as sínteses realizadas pelos alunos, o trabalho em pequeno grupo, a discussão de pequenos textos, etc.
As aulas práticas constituem uma componente fundamental da disciplina. Procura-se construir um percurso que, simultaneamente, alcance o prolongamento das problematizações feitas durante as aulas teóricas, na busca da síntese didáctica, e o confronto com os resultados da investigação disponível, que visa a integração e inteligibilidade dos modelos teóricos. Ao propor o exame crítico de pesquisas já efectuadas no âmbito de cada uma das temáticas da disciplina pretende-se fazer sucessivas aproximações teórico-metodológicas aos objectos de estudo propostos. A sua estrutura baseia-se na apresentação oral de textos recomendados e respectiva dinamização de debate em torno do seus conteúdos.

Resultados de Aprendizagem

Utilizar a abordagem sociológica para a compreensão das transformações do sistema educativo 
Conhecer algumas teorias e modelos de organização escolar
- conhecer e comparar as correntes científicas de análise das organizações escolares
- identificar as características organizacionais e sociais das escolas
- problematizar a eficiência e a eficácia das organizações escolares
Compreender a organização escolar como um sistema de comportamentos de diversos actores sociais
-analisar o clima social da escola como mapa cognitivo dos actores face ao seu funcionamento 
-relacionar a cultura organizacional com os contextos mais gerais que constituem o seu meio envolvente
-comparar as abordagens estruturalistas e as abordagens simbólicas
Compreender o papel das variáveis organizacionais no desenvolvimento de projectos educativos
-conhecer e aplicar instrumentos de diagnóstico global das organizações
-interrogar os estilos de tomada de decisão no quadro do desenvolvimento de projectos educativos.

Estágio(s)

Não

Programa

A ESCOLA COMO OBJECTO DE ESTUDO
1. Da consolidação do modelo escolar ao movimento institucionalista.
2. Níveis de análise da instituição escolar.
3. A autonomia das escolas: percursos e discursos.

TEORIAS E MODELOS DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
1. Modelos de organização escolar.
2. A eficácia e a excelência das escolas.
3. Estrutura e características organizacionais dos estabelecimentos de ensino.

A ESCOLA COMO SISTEMA DE COMPORTAMENTOS DE ACTORES SOCIAIS
1. O clima social da escola.
2. A cultura organizacional da escola.
3. Os actores sociais na instituição escolar.

A DIRECÇÃO E GESTÃO DAS ESCOLAS E O PROJECTO EDUCATIVO
1. Direcção e gestão dos estabelecimentos de ensino.
2. Análise, diagnóstico e avaliação das escolas.
3. Projecto de escola, inovação educacional e mudança organizacional.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Adelino Machado Gomes

Métodos de Avaliação

Contínua
Preparação e dinamização da sessão em grupo : 30.0%
Trabalhos escritos : 30.0%
Frequência: 40.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

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