História Contemporânea de Portugal

Ano
3
Ano lectivo
2015-2016
Código
01621116
Área Científica
História
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A organização dos tempos letivos em aulas teórico-práticas pressupõe a existência de tempos de participação ativa dos estudantes. Nas aulas de natureza expositiva recorre-se a diapositivos (em suporte powerpoint) e a debates centrados em problemáticas específicas e previamente preparadas pelos alunos. Algumas aulas terão tempos mais centrados em atividades desenvolvidas pelos alunos, nomeadamente com apresentação de trabalhos sobre temas específicos, análise de textos e artigos históricos, visando sempre a problematização e o debate individual e em grupo na sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais:

- Conhecer a realidade política, económica e social do Portugal Contemporâneo.

- Comparar as mudanças na sociedade portuguesa nos últimos dois séculos com a realidade europeia e mundial.

Competências e objetivos específicos:

- Identificar os principais momentos de rutura política, económica e social em Portugal nos séculos XIX e XX;

- Conhecer e caracterizar os principais períodos históricos (Liberalismo, I República, Estado Novo, Portugal Democrático);

- Analisar as transformações da sociedade portuguesa nos últimos dois séculos no contexto europeu e mundial;

- Compreender os contextos históricos que explicam as mudanças de regime e de sistemas políticos em Portugal.

Competências genéricas

- Capacidade de análise e de síntese. Capacidades de exposição oral e escrita, integrando o vocabulário num discurso conceptual adequado à disciplina.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Portugal Contemporâneo:
A crise do Regime Absolutista. Revolução e contra-revolução (1820-1850). A Regeneração (1851-1890). A crise do regime liberal monárquico (1890-1910). A primeira fase da I República (1910-1917). O período do sidonismo e da Monarquia do Norte (1917-1919). A “nova República Velha” (1919-1926). Ditadura Militar e Estado Novo (1926-1974). A Revolução de Abril e o PREC (1974/75). Fim do Império e a entrada de Portugal na CEE .

II. Os debates historiográficos e sociológicos acerca do «atraso» da economia portuguesa:
As teses económicas explicativas do nosso atraso relativamente aos países mais desenvolvidos; a contextualização histórica e sociológica dos conceitos e discursos sobre os períodos de «decadência» e «regeneração.»

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Antunes Rafael Amaro

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Continua
E por um trabalho de grupo com apresentação em aula sobre temas específicos do programa: 25.0%
Dois testes intermédios : 75.0%

Bibliografia

ALEXANDRE, Valentim, Velho Brasil. Novas Áfricas: Portugal e o Império 1808-1975, Porto, Afrontamento, 2000.

AMARO, António Rafael Amaro, A Seara Nova nos anos vinte e trinta (1921-1939): memória, cultura e poder. Viseu, UCP, 1995.

CATROGA, Fernando, O republicanismo em Portugal. Da formação ao 5 de Outubro de 1910, 2 volumes, Coimbra, FLUC, 1991.

MATTOSO, José (dir.), História de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1994 ( vols.5, 6, 7 e 8).

PINTO, António Costa (dir.), Portugal contemporâneo (Coordenação), Lisboa, Edições Dom Quixote, 2004.

RAMOS, Rui (Coord.), História de Portugal, 3.ª ed., Lisboa, A Esfera dos Livros, 2010.

REIS, António (dir.), Portugal contemporâneo, 6 volumes, Lisboa, Publicações Alfa, 1991.

ROSAS, Fernando, O Estado Novo (1926-1974) . Vol. 7 de História de Portugal (dir. José Mattoso). Lisboa, Círculo de Leitores, 1994.

SANTOS, Boaventura Sousa, Portugal. Ensaio contra a autoflagelação. Coimbra: Almedina, 2011.