Metodologia da Pesquisa

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
01620669
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos sobre a natureza e a história do conhecimento científico da realidade social.

Métodos de Ensino

Proceder-se-á à sistematização teórica e apresentação das problemáticas e temas subjacentes à unidade curricular, promovendo-se o debate em torno da bibliografia adotada. Recorrer-se-á à resolução de diferentes trabalhos práticos: comentários escritos a propósito de questões epistemológicas e metodológicas gerais, seguidos de debate coletivo; exercícios de aplicação dos procedimentos formais dos trabalhos académicos; escrita e debate coletivo de textos feitos em grupo relacionados com as etapas da pesquisa referentes à rutura e construção. Os estudantes farão igualmente apresentações individuais referentes às restantes etapas da pesquisa.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

a) conhecer as principais questões epistemológicas das ciências sociais; b) compreender o processo de pesquisa; c) utilizar a lógica das ciências sociais no âmbito de trabalhos académicos.   

Objetivos específicos

a) conhecer os critérios de pertinência nas ciências sociais; b) adquirir uma visão processual da pesquisa; c) conhecer as etapas da pesquisa; d) familiarização com as regras da produção de trabalhos académicos.

Competências genéricas

a) conhecer os princípios gerais da lógica e metodologia das ciências sociais; b) compreender a articulação entre teoria, métodos e trabalho empírico; c) reconhecer e aplicar as formas de estruturação de trabalhos académicos

Competências específicas

a) entender a natureza dos atos epistemológicos; reconhecer os modos de inteligibilidade do social; b) ser capaz de elaborar um projeto de pesquisa; c) adquirir os conhecimentos básicos sobre a parte empírica da pesquisa; d) ser capaz de efetuar trabalhos num registo académico adequado.

 

Estágio(s)

Não

Programa

1) A investigação nas ciências sociais – questões epistemológicas e metodológicas: atos e obstáculos epistemológicos; a articulação de elementos teóricos, metodológicos e empíricos; modelos de explicação e trabalho de observação; a relação entre problemas pessoais e questões públicas; o papel da consciência histórica e do entendimento da diversidade cultural; 2) apresentação, estruturação e discussão de trabalhos académicos: uso de um sistema de referências bibliográficas; formas de organizar relatórios e comunicações; 3) o processo de investigação – da ruptura epistemológica à construção: a pergunta de partida; a exploração; a problemática; o modelo de análise; 4) o processo de investigação – a verificação: a observação – o desenho metodológico da pesquisa e as técnicas de recolha de dados empíricos; a análise das informações – a preparação dos dados, a análise das relações entre variáveis, técnicas de análise dos dados empíricos; as conclusões.

Docente(s) responsável(eis)

Elísio Guerreiro do Estanque

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Apresentação individual, nas aulas, das características do desenho metodológico da pesquisa ou de algumas técnicas de recolha ou análise de dados empíricos: 25.0%
Participação nas aulas: 25.0%
Projeto de investigação feito em grupo: 50.0%

Regime geral
Exame: 100.0%

Bibliografia

ALASUUTARI, Pertti (1998) – An Invitation to Social Research. London: Sage Publications.

BECKER, Howard S. (1986) — Writing for Social Scientists: How to Start and Finish your Thesis, Book, or Article. Chicago: The University of Chicago Press.

BECKER, Howard S. (2008) — Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

BELL, Judith (2004) — Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.

JAVEAU, Claude (1998) – “O Trabalho Sociológico” in idem, Lições de Sociologia. Oeiras: Celta, pp.69-104.

O’ LEARY, Zina (2010)— The Essential Guide to Doing your Research Project. London: Sage Publications.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van (2005) — Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

SHAW, Martin (1997) – “From Public Issues to Personal Troubles” in Jon Gubbay, Chris Middleton e Chet Ballard (eds.), The Student’s Companion to Sociology. Malden: Blackwell Publishers, pp. 31-38.