Metodologia da Pesquisa

Ano
3
Ano lectivo
2015-2016
Código
01620669
Área Científica
Direito
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos sobre a natureza e a história do conhecimento científico da realidade social.

Métodos de Ensino

Proceder-se-á à sistematização teórica e apresentação das problemáticas e temas subjacentes à unidade curricular, promovendo-se o debate em torno da bibliografia adotada. Recorrer-se-á à resolução de diferentes trabalhos práticos: comentários escritos a propósito de questões epistemológicas e metodológicas gerais, seguidos de debate coletivo; exercícios de aplicação dos procedimentos formais dos trabalhos académicos; escrita e debate coletivo de textos feitos em grupo relacionados com as etapas da pesquisa referentes à rutura e construção. Os estudantes farão igualmente apresentações individuais referentes às restantes etapas da pesquisa.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

a) conhecer as principais questões epistemológicas das ciências sociais; b) compreender o processo de pesquisa; c) utilizar a lógica das ciências sociais no âmbito de trabalhos académicos.   

Objetivos específicos

a) conhecer os critérios de pertinência nas ciências sociais; b) adquirir uma visão processual da pesquisa; c) conhecer as etapas da pesquisa; d) familiarização com as regras da produção de trabalhos académicos.

Competências genéricas

a) conhecer os princípios gerais da lógica e metodologia das ciências sociais; b) compreender a articulação entre teoria, métodos e trabalho empírico; c) reconhecer e aplicar as formas de estruturação de trabalhos académicos

Competências específicas

a) entender a natureza dos atos epistemológicos; reconhecer os modos de inteligibilidade do social; b) ser capaz de elaborar um projeto de pesquisa; c) adquirir os conhecimentos básicos sobre a parte empírica da pesquisa; d) ser capaz de efetuar trabalhos num registo académico adequado.

 

Estágio(s)

Não

Programa

1) A investigação nas ciências sociais – questões epistemológicas e metodológicas: atos e obstáculos epistemológicos; a articulação de elementos teóricos, metodológicos e empíricos; modelos de explicação e trabalho de observação; a relação entre problemas pessoais e questões públicas; o papel da consciência histórica e do entendimento da diversidade cultural; 2) apresentação, estruturação e discussão de trabalhos académicos: uso de um sistema de referências bibliográficas; formas de organizar relatórios e comunicações; 3) o processo de investigação – da ruptura epistemológica à construção: a pergunta de partida; a exploração; a problemática; o modelo de análise; 4) o processo de investigação – a verificação: a observação – o desenho metodológico da pesquisa e as técnicas de recolha de dados empíricos; a análise das informações – a preparação dos dados, a análise das relações entre variáveis, técnicas de análise dos dados empíricos; as conclusões.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Apresentação individual, nas aulas, das características do desenho metodológico da pesquisa ou de algumas técnicas de recolha ou análise de dados empíricos: 25.0%
Participação nas aulas: 25.0%
Projeto de investigação feito em grupo: 50.0%

Regime geral
Exame: 100.0%

Bibliografia

ALASUUTARI, Pertti (1998) – An Invitation to Social Research. London: Sage Publications.

BECKER, Howard S. (1986) — Writing for Social Scientists: How to Start and Finish your Thesis, Book, or Article. Chicago: The University of Chicago Press.

BECKER, Howard S. (2008) — Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

BELL, Judith (2004) — Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.

JAVEAU, Claude (1998) – “O Trabalho Sociológico” in idem, Lições de Sociologia. Oeiras: Celta, pp.69-104.

O’ LEARY, Zina (2010)— The Essential Guide to Doing your Research Project. London: Sage Publications.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van (2005) — Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

SHAW, Martin (1997) – “From Public Issues to Personal Troubles” in Jon Gubbay, Chris Middleton e Chet Ballard (eds.), The Student’s Companion to Sociology. Malden: Blackwell Publishers, pp. 31-38.