Cooperação para o Desenvolvimento I

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01620472
Área Científica
Ciência Política - Relações Internacionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua inglesa dada a bibliografia de apoio à unidade curricular ser exclusivamente neste idioma.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem abordagens expositivas, participativas e de trabalho de grupo em sala de aula. As aulas percorrem a evolução teórico-conceptual das políticas de cooperação para o desenvolvimento. As aulas práticas são focadas na defesa de argumentos em sala de aula relativamente a questões associadas aos modelos de intervenção em matéria de cooperação para o desenvolvimento.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

O objetivo desta unidade curricular é familiarizar os/as estudantes com a problemática do desenvolvimento e da cooperação para o desenvolvimento.

Competências e objetivos específicos

- identificar e compreender as teorias de desenvolvimento e respetivos conceitos e estratégias subjacentes a diferentes modelos de cooperação para o desenvolvimento

- compreender e analisar criticamente as políticas de cooperação para o desenvolvimento de atores multilaterais (universais e regionais), bilaterais e não-governamentais

Competências genéricas

Capacidade de análise crítica e síntese; comunicação oral e escrita; capacidade de trabalhar em grupo.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular incluem a apresentação e análise das políticas de cooperação para o desenvolvimento em termos da sua evolução teórico-conceptual e dos atores envolvidos. Assim, as aulas incluem uma discussão e análise desde o Plano Marshall pós-Segunda Grande Guerra Mundial, passando pela crise da dívida e os planos de ajustamento estrutural, o Consenso de Washington, a condicionalidade dos doadores, desenvolvimento humano e segurança humana, e os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. São ainda analisadas as políticas de cooperação para o desenvolvimento por diferentes atores: multilaterais (Organização das Nações Unidas, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização Mundial do Comércio, União Europeia, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, Bancos regionais para o desenvolvimento), bilaterais (Portugal, países desenvolvidos e países em desenvolvimento) bem como privados (por exemplo a Fundação Gates).

Docente(s) responsável(eis)

Sarah Carreira da Mota

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Continua
Em grupo: análise crítica do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD mais recente: 30.0%
Individual: 3 testes : 30.0%
relatório sobre a posição de um país no que diz respeito aos ODM: 40.0%

Bibliografia

AID and political conditionality. Ed. Olav Stokke. London : Frank Cass ; Geneva : EADI, 1995. [BP 327 AID]

BROWNE, Stephen - Aid and influence : do donors help or hinder?. London : Earthscan, 2007. [BP 327 BRO]

CULPEPER, Roy - Titans or behemoths?. London : Intermediate Technology Publications, 1995. [BP 339.7 CUL]

LANCASTER, Carol - Foreign aid : diplomacy, development, domestic politics. Chicago : University of Chicago Press, 2007. [BP 330.3 LAN]

PALLEY, Thomas - The fallacy of the revised Bretton Woods hypothesis : why today’s system is unsustainable and suggestions for a replacement. [Em linha].Amherst : University of Massachusetts, Political Economy Research Institute, 2006. [Consult. 30 Abr. 2013]. Disponível em WWW:<URL: http://www.peri.umass.edu>.