Marketing Estratégico

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02662085
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos, o visionamento e discussão de filmes retratando práticas de empresas, e a discussão/apresentação de trabalhos, normalmente baseados em estudos de caso.

Resultados de Aprendizagem

Com a frequência da disciplina os alunos deverão desenvolver capacidades para a tomada de decisões, nomeadamente quanto à formulação e implementação de estratégias de Marketing, o que requer também competências quanto à compreensão do ambiente de marketing. O foco no desenvolvimento destas competências é o de um processo de planeamento estratégico em marketing centrado no mercado.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de marketing e a estratégia orientada para o mercado

2. Comportamento do comprador/consumidor e concorrência

3. Segmentação de mercados

4. Seleção de segmentos alvo e posicionamento

5. Inovação e desenvolvimento de novos produtos

6. Gestão estratégica de marcas

7. Estratégia de distribuição

8. Estratégia de preço

9. Estratégia de comunicação: promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, merchandising, e marketing direto

10. O plano de marketing.

Docente(s) responsável(eis)

Filipe Jorge Fernandes Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

CRAVENS, David W. ; PIERCY, Nigel - Strategic marketing. 10th ed. Boston : McGraw-Hill Irwin, 2012.