Marketing Estratégico
1
2022-2023
02662085
Gestão/Marketing
Português
Presencial
TRIMESTRAL
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos, o visionamento e discussão de filmes retratando práticas de empresas, e a discussão/apresentação de trabalhos, normalmente baseados em estudos de caso.
Resultados de Aprendizagem
Com a frequência da disciplina os alunos deverão desenvolver capacidades para a tomada de decisões, nomeadamente quanto à formulação e implementação de estratégias de Marketing, o que requer também competências quanto à compreensão do ambiente de marketing. O foco no desenvolvimento destas competências é o de um processo de planeamento estratégico em marketing centrado no mercado.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O conceito de marketing e a estratégia orientada para o mercado
2. Comportamento do comprador/consumidor e concorrência
3. Segmentação de mercados
4. Seleção de segmentos alvo e posicionamento
5. Inovação e desenvolvimento de novos produtos
6. Gestão estratégica de marcas
7. Estratégia de distribuição
8. Estratégia de preço
9. Estratégia de comunicação: promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, merchandising, e marketing direto
10. O plano de marketing.
Docente(s) responsável(eis)
Filipe Jorge Fernandes Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
CRAVENS, David W. ; PIERCY, Nigel - Strategic marketing. 10th ed. Boston : McGraw-Hill Irwin, 2012.