Marketing Estratégico

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02662085
Área Científica
Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos, o visionamento e discussão de filmes retratando práticas de empresas, e a discussão/apresentação de trabalhos, normalmente baseados em estudos de caso.

Resultados de Aprendizagem

Com a frequência da disciplina os alunos deverão desenvolver capacidades para a tomada de decisões, nomeadamente quanto à formulação e implementação de estratégias de Marketing, o que requer também competências quanto à compreensão do ambiente de marketing. O foco no desenvolvimento destas competências é o de um processo de planeamento estratégico em marketing centrado no mercado.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de marketing e a estratégia orientada para o mercado
2. Comportamento do comprador/consumidor e concorrência
3. Segmentação de mercados
4. Seleção de segmentos alvo e posicionamento
5. Inovação e desenvolvimento de novos produtos
6. Gestão estratégica de marcas
7. Estratégia de distribuição
8. Estratégia de preço
9. Estratégia de comunicação: promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, merchandising, e marketing direto
10. O plano de marketing.

Docente(s) responsável(eis)

Filipe Jorge Fernandes Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Regime de avaliação mista.: 100.0%

Bibliografia

CRAVENS, David W. ; PIERCY, Nigel - Strategic marketing. 9th ed. Boston : McGraw-Hill Irwin, 2009. [ed. de 2000: BP 658.8 CRA].