Estatística e Análise de Dados
1
2018-2019
02662079
Métodos Quantitativos
Português
Presencial
TRIMESTRAL
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Álgebra linear e elementos de Estatística básicos.
Métodos de Ensino
As aulas são apoiadas por um conjunto de slides que condensam os tópicos fundamentais de cada matéria lecionada. Aos alunos é facultado o acesso a estes slides e a um caderno de exercícios práticos. Alguns dos exercícios são resolvidos nas aulas pelos alunos com o acompanhamento do professor. Método de avaliação: Exame final.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Estatística e Análise de Dados para o Mestrado de Marketing tem como objetivo proporcionar aos alunos
conhecimentos básicos de estatística que lhes permitam desenvolver:
(1) a capacidade de saber onde a estatística pode ser útil na Gestão e particularmente no Marketing;
(2) a capacidade de efetuar um estudo estatístico;
(3) a capacidade de entender, criticar e analisar um qualquer relatório estatístico;
(4) a Capacidade de utilização de software estatístico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução: Estatística, dados e pensamento estatístico
2. Conceitos básicos: Métodos para a descrição de grupos de dados; Variáveis aleatórias e distribuição de probabilidades.
3. Inferências baseadas numa amostra simples: Estimativa com intervalos de confiança e testes de hipóteses.
4. Inferências baseadas em duas amostras: Estimativa com intervalos de confiança e testes de hipóteses.
5. Análise da variância.
6. Regressão linear simples.
7. Regressão linear múltipla.
Docente(s) responsável(eis)
Rodrigo Caldeira Almeida Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
McClave, J.; Benson, P.; Sincich, T. (2008) Estatística para Administração e Economia, 10ª Edição, Prentice-Hall.
Wooldridge, Jeffrey M. (2009) Introductory econometrics: a modern approach. 4th ed. South-Western/Cengage Learning.
Pestana, M, Gagueiro, J. (2005) Análise de dados para Ciências Sociais: A complementariedade do SPSS, 4ª Edição, Edições
Sílabo.