Estatística e Análise de Dados

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02662079
Área Científica
Métodos Quantitativos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Álgebra linear e elementos de Estatística básicos.

Métodos de Ensino

As aulas são apoiadas por um conjunto de slides que condensam os tópicos fundamentais de cada matéria lecionada. Aos alunos é facultado o acesso a estes slides e a um caderno de exercícios práticos. Alguns dos exercícios são resolvidos nas aulas pelos alunos com o acompanhamento do professor. Método de avaliação: Exame final.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Estatística e Análise de Dados para o Mestrado de Marketing tem como objetivo proporcionar aos alunos
conhecimentos básicos de estatística que lhes permitam desenvolver:

(1) a capacidade de saber onde a estatística pode ser útil na Gestão e particularmente no Marketing;

(2) a capacidade de efetuar um estudo estatístico;

(3) a capacidade de entender, criticar e analisar um qualquer relatório estatístico;

(4) a Capacidade de utilização de software estatístico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: Estatística, dados e pensamento estatístico
2. Conceitos básicos: Métodos para a descrição de grupos de dados; Variáveis aleatórias e distribuição de probabilidades.
3. Inferências baseadas numa amostra simples: Estimativa com intervalos de confiança e testes de hipóteses.
4. Inferências baseadas em duas amostras: Estimativa com intervalos de confiança e testes de hipóteses.
5. Análise da variância.
6. Regressão linear simples.
7. Regressão linear múltipla.

Docente(s) responsável(eis)

Rodrigo Caldeira Almeida Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

McClave, J.; Benson, P.; Sincich, T. (2008) Estatística para Administração e Economia, 10ª Edição, Prentice-Hall.
Wooldridge, Jeffrey M. (2009) Introductory econometrics: a modern approach. 4th ed. South-Western/Cengage Learning.
Pestana, M, Gagueiro, J. (2005) Análise de dados para Ciências Sociais: A complementariedade do SPSS, 4ª Edição, Edições
Sílabo.