Avaliação Económica 1

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
02661992
Área Científica
Economia/Estatística/Direito/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são mistas, sendo compostas por metodologias passivas e ativas, em função do tópico a lecionar e do objetivo a atingir. Na apresentação do suporte conceptual dos tópicos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, sempre que possível recorrendo a exemplos ilustrativos para sedimentar as aprendizagens.

Outros tópicos de cariz mais aplicado, como por exemplo, a análise de partes de artigos, a interpretação de modelos, o cálculo de custos e consequências esperadas, o recurso a metodologias de ensino ativas, em que o estudante participa na resolução de problemas, é a norma nesta unidade curricular.

Esta unidade curricular tem uma avaliação mista que consiste na elaboração de um trabalho (50%) e num exame final (50%).

O trabalho consiste na leitura de 3 artigos selecionados pelo docente e posterior resposta a um conjunto de questões previamente colocadas pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de fundamentar a necessidade e importância de efetuar análises de avaliação económica de programas de saúde, assim como o contexto em que estes métodos são uma mais-valia para a tomada de decisão. Identificar os tipos de estudos reconhecidos pela literatura constitui igualmente um objetivo. O aluno deverá ser capaz de identificar os principais tipos de custos associados às opções alternativas, de interpretar modelos de decisão (árvores de decisão e modelos de Markov), e a partir deles estimar custos e consequências esperadas das opções alternativas. O cálculo de rácios custo-efetividade incrementais e a sua interpretação constitui igualmente um objetivo desta disciplina. A capacidade de ler e perceber criticamente os artigos de avaliação económica que são publicados em revistas científicas da especialidade é também um objetivo.

Estágio(s)

Não

Programa

Os temas tratados incluem: introdução, motivação e importância dos estudos de avaliação económica de programas de saúde; uma taxonomia para os métodos de avaliação económica; O cálculo dos rácios incrementais custo-efetividade, sua interpretação e instrumento de auxílio na tomada de decisão; Avaliação Económica e modelos de apoio à decisão em ambiente de risco – breve introdução às árvores de decisão e aos modelos de Markov; análises custo-efetividade; análises Custo-utilidade; Procedimento para a estimação de custos das alternativas em avaliação.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Augusto Melo Lopes Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Esta unidade curricular tem uma avaliação mista que consiste na elaboração de um trabalho (50%) e num exame final (50%). O trabalho consiste na leitura de 3 artigos selecionados pelo docente e posterior resposta a um conjunto de questões previamente colocadas pelo docente.: 100.0%

Bibliografia

BRIGGS, Andrew; CLAXTON, Karl; SCULPHERET, Mark - Decision modelling for health economic evaluation. Oxford: Oxford University Press, 2006.

DRUMMOND, Michael F.; MCGUIRE, Alistair - Economic evaluation in health care: merging theory with practice. Oxford: Oxford University Press, 2001.

ELLIOTT, Rachel; PAYNE, Katherine - Essentials of economic evaluation in healthcare. London:

Pharmaceutical Press, 2005. [BP 614 ELL].

METHODS for the economic evaluation of health care programmes. Michael F. Drummond [et al.]. 3rd ed.. Oxford: Oxford University Press, 2005. [ed. de 1995 BP 614 DRU].