Marketing Estratégico

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01661615
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os/as participantes na animação das sessões. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.

A avaliação será baseada na participação das atividades letivas com a realização de trabalhos ainda que os estudantes possam optar por um exame final.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Marketing Estratégico tem como objetivo fundamental integrar os aspetos operativos e as políticas funcionais da empresa numa perspetiva estratégica. Trata-se, assim, de averiguar o impacto das opções relativas às variáveis de marketing na estratégia da empresa, nomeadamente, ao nível da satisfação dos consumidores e da sua lealdade, mas também ex-ante, na orientação para o mercado e para o cliente da empresa e dos seus funcionários, assim como nas políticas de qualidade, de proteção do ambiente, entre outros. Os estudantes devem, no final, ser capazes de desenhar uma estratégia de marketing.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Da estratégia da organização à estratégia de marketing
A conceção da estratégia de marketing
A organização das atividades de marketing
As estratégias orientadas para o mercado

2. Mercados, segmentação e valor  
A segmentação estratégica dos mercados
A Atratividade dos mercados e a competitividade da organização
A criação de valor para o cliente e a gestão da cadeia de valor da organização

3. A estratégia de marketing da organização
O planeamento de novos produtos e a política de inovação
A estratégia de marcas
A gestão estratégica de preços
A gestão estratégica dos canais de distribuição
A gestão estratégica da comunicação

4. Estratégias competitivas
O marketing relacional, a satisfação e a lealdade
Da razã ao coração: o papel do marketing experiencial
De um marketing 2.0 a um marketing 3.0

5. A elaboração da estratégia de marketing
A seleção estratégica de alvos
A escolha de uma estratégia de marketing
O plano de marketing estratégico.

Docente(s) responsável(eis)

Arnaldo Fernandes Matos Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Participação das atividades letivas com a realização de trabalhos: 100.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

  • Lambin, Jean-jacques: Marketing Estratégico: McGraw-Hill de Portugal.
  • Cravens & Piercy : Marketing Estratégico. McGraw-Hill de Portugal.
  • Kotler & Kartajaya & Setiwan : Marketing 3.0. Actual editora