Marketing Estratégico

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
04661572
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos, o visionamento e discussão de filmes retratando práticas de empresas, e a discussão/apresentação de trabalhos, normalmente baseados em estudos de caso.

Resultados de Aprendizagem

Com a frequência da disciplina os alunos deverão desenvolver capacidades para a tomada de decisões, nomeadamente quanto à formulação e implementação de estratégias de Marketing, o que requer também competências quanto à compreensão do ambiente de marketing. O foco no desenvolvimento destas competências é o de um processo de planeamento estratégico em marketing centrado no mercado.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de marketing e a estratégia orientada para o mercado

2. Comportamento do comprador/consumidor e concorrência

3. Segmentação de mercados

4. Seleção de segmentos alvo e posicionamento

5. Inovação e desenvolvimento de novos produtos

6. Gestão estratégica de marcas

7. Estratégia de distribuição

8. Estratégia de preço

9. Estratégia de comunicação: promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, merchandising, e marketing direto

10. O plano de marketing

Docente(s) responsável(eis)

Filipe Jorge Fernandes Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

CRAVENS, David W. ; PIERCY, Nigel - Strategic marketing. 9th ed. Boston : McGraw-Hill Irwin, 2009. [ed. de 2000: BP 658.8 CRA].