Fisiologia Geral II

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01930071
Área Científica
Ciências da Actividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas, a que acresce uma componente de aprendizagem baseada na resolução de problemas e apresentação de trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Fisiologia Geral II é continuação da Fisiologia Geral I (semestre I) continuando com conhecimentos básicos de funcionamento do corpo humano. Na unidade curricular de Fisiologia Geral II pretende-se que os estudantes adquiram conhecimento sobre o funcionamento dos principais sistemas do corpo humano. As unidades curriculares de Fisiologia Geral têm ainda como objectivo fornecer os conhecimentos fundamentais de ligação a unidades curriculares complementares como a Fisiologia do Exercício, Bioquímica do Exercício e biomecânica, entre outras.

Estágio(s)

Não

Programa

Glândula tiróide e paratiroide. A glândula suprarrenal e as hormonas corticais. O Pâncreas e o papel das hormonas a ele associadas. Sistema digestivo. Regulação endócrina e neuronal. Regulação do metabolismo. Metabolismo energético e nutrientes. Sistema circulatório. O coração e a circulação. O músculo cardíaco e sua comparação com o músculo esquelético. O coração. Actividade eléctrica do coração e electrocardiograma. As válvulas e os sons cardíacos. Débito cardíaco e fluxo sanguíneo. Os vasos sanguíneos. A pressão arterial. Controlo hormonal e neuronal. O tecido sanguíneo e os mecanismos de defesa contra a inflamação; o sistema imunitário. Hemostase e Trombose. Sistema respiratório. Ventilação e mecanismos da respiração. Trocas gasosas. Regulação neuronal do sistema respiratório. Fisiologia do rim. Estrutura e função. Filtração glomerular. Depuração renal. Controlo electrolítico e balanço ácido base promovido pelo rim. Acção do metabolismo renal no controlo da Pressão arterial.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Vaz Bernardo Tavares

Métodos de Avaliação

Contínua
Testes de avaliação intercalares: 100.0%

Bibliografia

[1] Widmaier EP, Raff H, Strang KT. Vander's Human Physiology - The mechanisms of body function. 12ed, McGraw-Hill, 2011 (livro de referência).

[2] Ganong WF. Fisiologia Médica, Lang (McGraw-Hill) 22ed, 2007

[3] Seeley RR, Stephens TD, Tate P. Anatomia e Fisiologia, Lusodidática, 2007, 6ºed