Marketing Based Management

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
02662301
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se exigem, para esta unidade curricular, quaisquer pré-requisitos ainda que os conhecimentos da disciplina de Marketing Operacional e de organização empresarial sejam importantes.

Métodos de Ensino

Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Procurar-se-á envolver os alunos no processo da sua aprendizagem, sempre que possível, formatando-a à imagem dos seus interesses individuais, sem perder de vista as bases conceptuais que se impõem.
Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.

Resultados de Aprendizagem

Process Based Marketing pretende ser uma nova visão do funcionamento das organizações. Pretende-se ultrapassar o espartilho organizacional que os conflitos interdepartamentais não param de apertar e devolver o espírito da organização ao Mercado. Trata-se de olhar a organização de uma forma transversal, inspirada na filosofia da gestão por processos, transformando o Marketing numa linha de ação que contagie toda a organização e a faça funcionar em bloco, ao serviço dos clientes.
Do trabalho que decorre desta unidade letiva espera-se que os participantes desenvolvam uma nova visão da organização assente em 4 grandes linhas de orientação:
• Uma visão transversal e cross-funcional da organização
• Uma visão integrativa das diversas áreas funcionais da organização
• Um recentramento nos objetivos globais da organização
• Uma maior orientação para o mercado e para os clientes por parte da organização.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Da organização da Produção à organização da satisfação

II. A conflitualidade no seio das organizações
• A organização tradicional
• As fontes de conflito
• Ultrapassar barreiras

III. Os processos em Marketing
• Da gestão hierárquica à gestão por processos
• A essência dos processos
• Orientação para os resultados

IV. Uma organização orientada para o mercado
• Os desafios internos
• Foco no mercado
• O fim do departamento de marketing?

V. A conquista da lealdade
• Como estar mais próximo dos clientes
• Criatividade ao serviço da fidelização
• O marketing experiencial.

Docente(s) responsável(eis)

Arnaldo Fernandes Matos Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Regime de avaliação contínua.: 100.0%

Bibliografia

Moutinho, Luíz; Southern, Pat (2009) Strategic Marketing Management: A Process Based Approach (Paperback).

Hammer, Michael (2003) The Agenda: What every business must do to dominate the decade (Hardcover). Three Rivers Press.