Estudos Avançados de Desenvolvimento Curricular em Educação Física

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
02970582
Área Científica
Didactica Específica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos para esta disciplina.

Métodos de Ensino

Sessões teóricas de ensino de natureza colectiva, com instrução directa. Trabalho de campo e sessões práticas de aprendizagem cooperativa orientadas para a resolução de problemas contextualizados e para a dinâmica de projecto, incluindo sessões de orientação tutorial.

Resultados de Aprendizagem

O currículo nacional, antes uniforme, é hoje visto como um conjunto de aprendizagens e competências a desenvolver pelos alunos que deve ser alvo de uma adequação às características de cada escola e de cada turma, traduzido num projecto curricular. Esta tradução, ao constituir uma resposta da escola às especificidades dos alunos de cada turma, remete para uma dupla responsabilidade do professor, por um lado, enquanto agente de desenvolvimento do currículo e, por outro, como elemento inovador das próprias dinâmicas da escola.

Neste quadro nenhum futuro professor, nem nenhum professor em exercício, se pode hoje alhear dos desafios que a teoria curricular e o desenvolvimento do currículo colocam à sua prática profissional. O programa desta disciplina, além de constituir um espaço de análise dos diversos níveis e âmbitos de decisão curricular que possibilite uma aplicação contextualizada dos modelos curriculares ao nível da Educação Física, está dirigido para o desenvolvimento das competências do estudante no processo de desenvolvimento do currículo, designadamente para:

  • a compreensão da prática de planificação do processo de ensino e de aprendizagem;
  • o reconhecimento da importância da teoria curricular e do desenvolvimento do currículo na sua prática profissional;
  • o conhecimento dos grandes modelos de desenvolvimento curricular e das práticas de planificação associadas;
  • o domínio dos conhecimentos e das práticas implicadas na concepção, planificação, condução e avaliação do currículo em diferentes dimensões e níveis institucionais, especificamente ao nível da escola e da Educação Física e;

o desenvolvimento de capacidades de construção de projectos curriculares de acordo com contextos específicos.

Estágio(s)

Não

Programa

Quadro conceptual de suporte da teoria do currículo e do desenvolvimento curricular. Os elementos do currículo. Currículo fechado e currículo aberto.

A abordagem linear de Tyler e a pedagogia para a mestria, na linha de Bloom e de Mager. O modelo de processo de Stenhouse: o currículo como investigação e o currículo como projecto.

A reorganização curricular do ensino básico em Portugal. O currículo como projecto e o papel do professor e da escola na sua construção. A construção de projectos curriculares de escola e de turma: estrutura e desenvolvimento.

Bases do desenvolvimento curricular em Educação Física. Modelos curriculares em Educação Física: Estudos Culturais em Actividade Física e Desporto, Responsabilidade Pessoal e Social, Educação para a Aventura, Educação ao Ar Livre (Outdoor Education), a abordagem temática das capacidades (Skill Theme Approach to PE), Teaching Games for Understanding - TGFU, Educação Desportiva (Sport Education), Educação para a condição física (Fitness Education).
O desenho e a construção do Projecto Curricular de Educação Física.

Avaliação curricular: âmbitos e funções da avaliação curricular.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Bernardes Nobre

Métodos de Avaliação

Contínua
Apresentação ou crítica de um modelo curricular de EF: 5.0%
Trabalho de síntese: 15.0%
Projecto: 40.0%
Frequência: 40.0%

Bibliografia

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