Organização e Gestão do Desporto

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01930337
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não tem.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas, a que acresce uma componente de aprendizagem baseada na resolução de estudos-caso, particularmente nas aulas teórico-práticas.

Resultados de Aprendizagem

O desenvolvimento programático seleccionado objectiva um perfil de formação propiciador duma reflexão alargada e capacidade interventora sobre as problemáticas inerentes à organização e gestão do desporto nos vários sectores institucionais. A disciplina de Organização e Gestão do Desporto parte duma abordagem programática que visa contribuir para a formação de quadros qualificados para intervirem nos domínios da organização e da gestão das práticas desportivas, entendidas num sentido sociológico lato, num plano local, regional, nacional e mesmo internacional. Visa a intervenção no sector federativo, profissional, autárquico, turístico, escolar, privado, da administração pública e do próprio sistema de saúde enquanto beneficiador da relação inversa entre actividade física e morbilidade. Pretende-se uma liderança de prática assente numa sólida formação conceptual que passe pela promoção e aquisição de conhecimentos e competências que se assumam como quadro de referência para as decisões operacionais solicitadas no futuro desempenho profissional, nomeadamente no que respeita a aspectos como: 1. Pensamento estratégico no desenvolvimento desportivo. 2. Tomada de decisão na gestão de instalações desportivas. 3. Tomada de decisão de investimento em projectos desportivos. 4. Processo de mudança e gestão estratégica de pessoas.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] O contexto da gestão do desporto - O que é a gestão do desporto? Características únicas do desporto. Sectores do desporto. Especificidades da gestão do desporto.

[2] Gestão de pessoas - O que é a gestão de pessoas? A gestão de pessoas no desporto é especial? Aspectos essenciais da gestão de pessoas.

[3] A estrutura organizacional - O que é a estrutura organizacional? Dimensões da estrutura organizacional. O que influencia a estrutura de uma organização desportiva?

[4] O pensamento estratégico - Princípios de gestão estratégica. Porquê empreender a gestão estratégica? Gestão estratégica do desporto. O processo de gestão estratégica.

[5] Decisões de investimento em projectos desportivos - O desporto como negócio. Fontes de financiamento de projectos desportivos. A contabilidade como sistema de informação. As demonstrações financeiras.

[6] Marketing desportivo - Definir marketing desportivo. As actividades do marketing desportivo.

Docente(s) responsável(eis)

Raul Agostinho Simões Martins

Métodos de Avaliação

Contínua
Análise de 10 estudos-caso: 50.0%
Realização de dois testes escritos: 50.0%

Bibliografia

[1] Carvalho CN & Magalhães G (2005). Análise Económico-Financeira de Empresas, 3ª Ed., Lisboa: Universidade Católica Editora.

[2] Cunha LM (2007). Os Espaços do Desporto, Uma Gestão Para o Desenvolvimento Humano. Coimbra: Edições Almedina.

[3] Hoye R, Smith A, Nicholson M, Stewart B & Westerbeek H (2009). Sport Management, Principles and Applications (2nd Ed.), Oxford: Butterworth-Heinemann.

[4] Lussier RN & Kimball DC (2009). Applied Sport Management Skills. Champaign, IL: Human Kinetics.

[5] Mallen C & Adams LJ (2008). Sport, Recreation and Tourism Event Management. Oxford, UK: Elsevier.

[6] Mintzberg H, Ahlstrand B & Lampel J (2000). Safári de Estratégia: Um roteiro pela selva do planeamento estratégico, Porto Alegre: Bookman.

[7] Pires G (2007). Agôn Gestão do Desporto, O Jogo de Zeus. Lisboa: Porto Editora.

[8] Samuelson PA & Nordhaus WD (2005). Economia, 18ª Ed., McGraw-Hill.

[9] Soares I, Moreira J, Pinho C & Couto J (2008). Decisões de Investimento, Análise Financeira de Projectos, 2ª Ed., Lisboa: Edições Sílabo.