Psicologia do Desporto
3
2019-2020
01930249
Ciências do Desporto
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos devem ter um domínio da lingua inglesa escrita, bem como sobre Fisiologia e Anatomia.
Métodos de Ensino
- Aulas teóricos práticas, tarefas individuas e em grupo específicas para os conteúdos, leitura de livros, capítulos de livros e artigos, acesso e utilização de bases de dados específicas e observação de vídeos.
Resultados de Aprendizagem
Dominar um conjunto de conteúdos que lhes permitam compreender e enquadrar o âmbito de intervenção e os objectivos da psicologia do desporto e treino mental;
Perceber o contributo que a psicologia do desporto e treino mental poderá ter na melhoria da performance individual, tanto em atletas a iniciar a actividade desportiva, como em atletas de elite;
Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre métodos e técnicas específicas desta área, os quais permitam planear e intervir em conjunto com os atletas, com o objectivo de ajuda-los a ultrapassar situações de instabilidade mental decorrentes da competição e na optimização do rendimento desportivo.
Estágio(s)
NãoPrograma
1 - Introdução à Psicologia do Desporto. Principais linhas orientadoras e de pesquisa; A psicologia do desporto como ciência.
2 Os intervenientes. O desporto e o desenvolvimento da personalidade; Pesquisa e instrumentos de avaliação da personalidade.
3 Motivação. O que é a motivação? Síntese das principais teorias da motivação no âmbito do desporto; Desenvolvimento da motivação; Motivação para a prática desportiva e motivos de participação. Princípios do reforço, reforço positivo e negativo; Motivação intrínseca.
4 Activação, stress e ansiedade. Definição de conceitos; Fontes de ansiedade e de stress; Como é que a activação e a ansiedade afectam a performance. Técnicas de redução da ansiedade;
5 Análise dos ambientes de prática desportiva. Definição de competição e cooperação; A competição como um processo, aspectos positivos e negativos; Desenvolvimento da cooperação;
6 Feedback, reforço e motivação intrínseca; princípios do reforço; orientações para administrar reforço positivo; aproximações à modificação do comportamento; motivação intrínseca e recompensas externas; estratégias para aumentar motivação intrínseca.
7 Dinâmica de grupo. Como se transforma um grupo numa equipa? Desenvolvimento de um clima de equipa; Performance individual e de grupo.
8 Comunicação. O processo de comunicação. Enviar e receber mensagens eficientemente Crítica construtiva
9 Técnicas visando a melhoria da performance; treino de competências mentais (Psychological Skills Training); Sua importância e conhecimentos básicos; Oportunidade, planeamento e implementação de um programa de PST; Problemas mais comuns na sua implementação.
10 Controlo da Activação; aumentar a percepção de activação; utilizar técnicas para a redução da ansiedade; lidar com a adversidade; utilizar técnicas de indução da activação.
11 Imagética. O que é e como funciona? Tipos de imagética. Princípios básicos e desenvolvimento de programas de treino.
12 Definição de objectivos. Princípios básicos e eficácia; Planeamento de um sistema de definição de objectivos; Principais dificuldades na sua implementação.
13 Concentração. O que é a concentração? Tipos de focalização da atenção; Problemas de atenção; Conselhos e exercícios visando a melhoria da concentração.
14 Burnout e Overtraining. Definição. Modelos de bournout Sintomas de sobretreino e bournout.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Miguel Pereira Gaspar
Métodos de Avaliação
Contínua
Trabalho laboratorial ou de campo : 30.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
Williams, J. (2001). Applied Sport Psychology. Moutain View, California: Mayfield Publishing Company.
Smith, D. & Bar-Eli, M. (2007) Essential readings in sport and exercise psychology. Human Kinetics publishers, Champaign Illino.
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Weinberg, R.& Gould, D. (2007). Foundations of Sport and Exercise Psychology. Human Kinetics publishers, Champaign Illinois.
Orlick, T. (1990). In pursuit of Excellence. Champaign, IL: Human Kinetics
Lynch, J., Scott, W. (1999). Running Within. Champaign, IL: Human Kinetics.
Nideffer, R. (1992). Psyched to win. Champaign, IL: Human Kinetics.
Hanton, S., Mellalieu, S. (2006). Literature reviews in sport psychology. New York: Nova Science Publishers, Inc.
Tenenbaum, G. & Eklund, R. (2007). Handbook of sport psychology. Wiley, Hoboken, New Jersey