Planeamento e Periodização do Treino
3
2019-2020
01930227
Ciências do Desporto
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Cineantropometria, Fisiologia, Biomecânica. O domínio dos conhecimentos básicos sobre o treino desportivo abre a possibilidade de aprofundar os seus estudos de modo a atingir o mais alto nível de treinador.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino combinam a exposição teórica com trabalho de análise de treino, seja como observadores de treino, seja como exegese de documentos de planeamento. Recursos vídeo e software de planeamento são usados para familiarizar os estudantes com a situação real de treino.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina visa fornecer ao estudante os conhecimentos e competências necessários para planear, gerir e avaliar cargas de treino em situações de iniciação e especialização desportivas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1)Conceito de treino desportivo; objectivos e principais aspectos do conteúdo do treino desportivo; conceito de adaptação no desporto; tipos de adaptação (imediata ou rápida; crónica ou a longo prazo); a reserva de adaptação. Os factores do rendimento do treino desportivo; modelos explicativos de Matveev e Bouchard; variáveis e invariáveis do desempenho; o estado de treino e de preparação; a forma desportiva.
2)Princípios do treino desportivo: biológicos, pedagógicos e metodológicos. A carga ou exercício de treino; definição e quantificação da carga de treino; bases de eficácia de treino. Os factores do treino: físicos, tácticos e técnicos. A unidade da preparação desportiva. Monitorização da carga de treino. Modelos de Banister e Foster. Bases da aplicação a desportos colectivos e individuais.
3)Planeamento estratégico. Operações de construção do planeamento do treino; factores determinantes. Modelos lineares e não lineares. Importância e limites do Planeamento Desportivo. Planeamento e Programação do treino.Os modelos e os objectivos como conceitos básicos do planeamento. A organização do tempo previsível e os diferentes tipos de planeamento. O planeamento de longo e médio prazo, instrumento essencial do treino com crianças e jovens.
4) Teorias e modelos de planeamento: Matveev, Verkhoshansky, Bondartchuk e a teoria dos sistemas.
5)O Plano Anual. O conceito de periodização. Evolução da periodização em função das mudanças observadas nos calendários competitivos dos vários desportos ao longo dos últimos anos. Plano anual de ciclo único, de ciclo duplo e de ciclo múltiplo. A substituição da periodização pelo planeamento em ciclos médios múltiplos, no actual planeamento do treino de atletas de Alto Rendimento.
6)A curva da forma desportiva: especificidades e validade em função dos desportos e da idade e nível de rendimento do atleta. Os planos de ciclo médio e a sua relação com a forma desportiva. Exemplos de desportos individuais e de equipa.
7)O ciclo semanal ou microciclo: a dinâmica da carga (curvas de intensidade) e a recuperação do esforço. Tipos de microciclo em função dos desportos. Os parâmetros relevantes (quantitativos e qualitativos) do microciclo e a sua integração nos ciclos de média e longa duração.
8)A racionalização dos meios de treino: importância e limites. O modelo e preparação do Alto Rendimento.
Docente(s) responsável(eis)
Vasco Parreiral Simões Vaz
Métodos de Avaliação
Contínua
2 frequências: 100.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
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