Planeamento e Periodização do Treino

Ano
3
Ano lectivo
2012-2013
Código
01930227
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Cineantropometria, Fisiologia, Biomecânica. O domínio dos conhecimentos básicos sobre o treino desportivo abre a possibilidade de aprofundar os seus estudos de modo a atingir o mais alto nível de treinador.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino combinam a exposição teórica com trabalho de análise de treino, seja como observadores de treino, seja como exegese de documentos de planeamento. Recursos vídeo e software de planeamento são usados para familiarizar os estudantes com a situação real de treino.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina visa fornecer ao estudante os conhecimentos e competências necessários para planear, gerir e avaliar cargas de treino em situações de iniciação e especialização desportivas.

Estágio(s)

Não

Programa

1)Conceito de treino desportivo; objectivos e principais aspectos do conteúdo do treino desportivo; conceito de adaptação no desporto; tipos de adaptação (imediata ou rápida; crónica ou a longo prazo); a reserva de adaptação. Os factores do rendimento do treino desportivo; modelos explicativos de Matveev e Bouchard; variáveis e invariáveis do desempenho; o estado de treino e de preparação; a forma desportiva.

2)Princípios do treino desportivo: biológicos, pedagógicos e metodológicos. A carga ou exercício de treino; definição e quantificação da carga de treino; bases de eficácia de treino. Os factores do treino: físicos, tácticos e técnicos. A unidade da preparação desportiva. Monitorização da carga de treino. Modelos de Banister e Foster. Bases da aplicação a desportos colectivos e individuais.

3)Planeamento estratégico. Operações de construção do planeamento do treino; factores determinantes. Modelos lineares e não lineares. Importância e limites do Planeamento Desportivo. Planeamento e Programação do treino.Os modelos e os objectivos como conceitos básicos do planeamento. A organização do tempo previsível e os diferentes tipos de planeamento. O planeamento de longo e médio prazo, instrumento essencial do treino com crianças e jovens.

4) Teorias e modelos de planeamento: Matveev, Verkhoshansky, Bondartchuk e  a teoria dos sistemas.

5)O Plano Anual. O conceito de periodização. Evolução da periodização em função das mudanças observadas nos calendários competitivos dos vários desportos ao longo dos últimos anos. Plano anual de ciclo único, de ciclo duplo e de ciclo múltiplo. A substituição da periodização pelo planeamento em ciclos médios múltiplos, no actual planeamento do treino de atletas de Alto Rendimento.

6)A curva da forma desportiva: especificidades e validade em função dos desportos e da idade e nível de rendimento do atleta. Os planos de ciclo médio e a sua relação com a forma desportiva. Exemplos de desportos individuais e de equipa.

7)O ciclo semanal ou microciclo: a dinâmica da carga (curvas de intensidade) e a recuperação do esforço. Tipos de microciclo em função dos desportos. Os parâmetros relevantes (quantitativos e qualitativos) do microciclo e a sua integração nos ciclos de média e longa duração.

8)A racionalização dos meios de treino: importância e limites. O modelo e preparação do Alto Rendimento.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Manuel Pinto Lopes Rama

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Contínua
2 frequências: 100.0%

Bibliografia

Bompa, Tudor (1999). Periodization training for sports. Champaign, Illinois. Human Kinetics.

Manso J.M.G (1999) Alto rendimiento. La adaptacion y la excelencia deportiva. Madrid, Editorial Gymnos.

Issurin, V. (2008). Block Periodization. Breakthrough in the Sport Training Michigan: Ultimate Athlete Concepts.

Valdevieso. (2001). Planificación y Control del Entrenamiento en Natación: Editorial Gymnos.

Castelo J, Barreto H, Alves F, Santos P M.-H, Carvalho J, Vieira J (1996). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa, Edições FMH, U.T.L.

Cissik, J., A. , Hedrick, J., & Barnes, M. (2008). Challenges applying the research on periodization. Strength & Conditioning Journal,  30,1, p. 45.

Gamble, P. (2006).  Periodization of training for team sports athletes. Strength & Conditioning Journal, 28, 5,  p. 56.

Gonçalves, C.E., Figueiredo, A., & Coelho e Silva, M. (2009). Multidimensional analysis of dropout in youth basketball: 2-year follow-up among portuguese initiates. In Toivo Jurimae, Neil Armstrong, Jaak Jurimae (Eds). Children an Exercise XXIV (pp. 190-195), London, Routledge.

Jeffreys, I., & Moody, J. (2011). Strength and conditioning for sports performance. London, Routledge.

Rama, L., & Alves, F. (2007). Acompanhamento de Jovens Talentos em Natação Pura Desportiva. Boletim SPEF, 32, 43-64.

Zatsiorsky, V.M., & Kraemer, W.J. (2006). Science and practice of strength training.  Champaign, Ill, Human Kinetics.