Teorias de Relações Internacionais II

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01620768
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de língua Inglesa.

Métodos de Ensino

Aulas de conteúdo mais teórico de sistematização dos conteúdos, com base numa dinâmica de exposição das matérias e interação com os/as estudantes, no sentido de garantir um acompanhamento adequado dos conteúdos em estudo. Aulas práticas de discussão e análise de textos fundamentais a um estudo aprofundado destas correntes teóricas. Visualização e debate de filmes são úteis na consolidação das matérias em estudo. A interação docente/estudante é fundamental numa lógica de aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de capacidades analíticas e aprofundamento de competências de análise crítica.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa expor os/as estudantes às principais correntes teóricas e debates desde a criação da disciplina com autonomia científica nas universidades (início do século XX) até inícios do século XXI e os debates pós-positivistas. Pretende-se com esta unidade curricular que o/a estudante adquira conhecimentos fundamentais relativos aos pressupostos teóricos, autores, obras de referência e debates, desenvolva capacidade argumentativa, e adquira competências de análise crítica, quer em termos teóricos, quer em termos da análise da realidade internacional e das diferentes leituras que estas correntes teóricas permitem na análise e entendimento desta. Deste modo, pretende-se o desenvolvimento de competências fundamentais a nível cognitivo e metodológico, bem como a nível interpessoal, essenciais para o desenvolvimento de capacidades argumentativas e de análise crítica.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

1 – Os grandes debates teóricos nas Relações Internacionais: uma análise historiográfica

2 – Idealismo: pressupostos, autores, críticas

3 – Realismo Clássico: pressupostos, autores, críticas

4 – Neo-realismo e Liberalismo Institucional: o debate inter-paradigmático

5 – Marxismo e neomarxismo: pressupostos, autores, críticas

6 – Escola Inglesa : pressupostos, autores, críticas

Conclusão

Docente(s) responsável(eis)

Vanda Rafaela Amaro Dias

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Apresentação e discussão de trabalho e m aula - 20%); participação e contributo para a discussão em aula 10%: 30.0%
Ensaio escrito : 30.0%
Mini teste: 40.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

BALDWIN, David, Neorealism and neoliberalism: the contemporary debate, Columbia University Press, 1993.

CARR, E.H., The Twenty years’ crisis: 1919-1939, Basingstoke, Palgrave, 2001.

DOYLE, M., “Kant, liberal legacies, and foreign affairs”, Philosophy and Public Affairs, vol.12, n.3/4, 1983.

KEOHANE, Robert (ed), Neorealism and its critics, Oxford, Oxford University Press, New York: Columbia University Press, 1986.

LINKLATER, Andrew e SUGANAMI, Hidemi, The English School of International Relations: A Contemporary Reassessment. Cambridge, Cambridge University Press, 2006.

MEARSHEIMER, John, “The False Promise of International Institutions”, International Security, vol.19, n. 3, 1994/1995, pp.5-49.

MORGENTHAU, Hans, Politics among nations: the struggle for power and peace, revised by Kenneth W. Thompson. Brief ed, New York, McGraw-Hill, 1993.

WALTZ, Kenneth, Theory of International Politics, New York, McGraw-Hill, 1979.