Seminário de Economia Europeia

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01620439
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos adquiridos pela aprovação nas unidades curriculares: Macroeconomia, Microeconomia, Economia Pública e Economia Internacional.

A bibliografia utilizada será predominantemente em inglês pelo que são essenciais conhecimentos de inglês.

Métodos de Ensino

O Seminário assume a participação dos estudantes como base do funcionamento das aulas, estimulando a autonomia na aprendizagem.

Após a apresentação do enquadramento do processo de integração na Europa e do atual quadro institucional seguem-se as aulas dedicadas aos tópicos propostos.

Os estudantes são confrontados com a exigência de compreensão de artigos de economia, que exigem a utilização de conhecimentos obtidos durante a licenciatura, estimulando a capacidade de análise e síntese e a capacidade de comunicar adequadamente por via oral e escrita, e fomentando a análise e a discussão.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

Integração de conhecimentos adquiridos durante a licenciatura através da sua aplicação à compreensão e análise da economia europeia.

Objetivos específicos / Competências específicas

1. Distinguir claramente as etapas principais do processo de integração europeia, bem como os seus fundamentos políticos e económicos.

2. Explicar as características principais do mercado único europeu identificando e explicando as suas políticas de acompanhamento.

3. Explicar a arquitetura das políticas macroeconómicas no âmbito da união monetária europeia.

Competências genéricas

Capacidade de análise e de síntese, capacidade de comunicação oral e escrita, conhecimentos de inglês, capacidade de trabalho em grupo, sentido crítico e autocrítico, capacidade de gestão da informação, capacidade para aplicar conhecimentos na prática, capacidade de aprender.

Estágio(s)

Não

Programa

Enquadramento do processo de integração na Europa: principais etapas políticas e económicas.

Temas propostos para apresentação/discussão: 1. Economia mundial, regionalismo, multilateralismo; 2. Política Comercial da UE; 3. Federalismo orçamental e orçamento da UE; 4. Política Regional; 5. Política Agrícola Comum; 6. Política ambiental e política comum de pescas; 7. Política industrial e ajuda estatal; 8. Euro, uma perspetiva histórica; 9. A crise da dívida soberana; 10. Emprego e mercado de trabalho.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Filipe Gens Moura Ramos

Métodos de Avaliação

Avaliação B
Ou Mini Testes (40) ouTrabalho de Sintese (20) ou Apresentação e discussão (40) Requisito: presença em 75% das aulas : 100.0%

Avaliação A
Exame: 100.0%

Bibliografia

BALDWIN, Richard E. ; WYPLOSZ, Charles — The economics of European integration. 4th rev. ed.. London : McGraw-Hill, 2012. [Ed. de 2006: BP 339.9 BAL]

NELLO, Susan Senior – The European Union : economics, policies and history. 3rd ed.. London : McGraw-Hill, 2012. [Ed. de 2005: BP 327 NEL]