Seminário de Economia Europeia

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01620439
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos adquiridos pela aprovação nas unidades curriculares: Macroeconomia, Microeconomia, Economia Pública e Economia Internacional.

A bibliografia utilizada será predominantemente em inglês pelo que são essenciais conhecimentos de inglês.

Métodos de Ensino

O Seminário assume a participação dos estudantes como base do funcionamento das aulas, estimulando a autonomia na aprendizagem.

Após a apresentação do enquadramento do processo de integração na Europa e do atual quadro institucional seguem-se as aulas dedicadas aos tópicos propostos.

Os estudantes são confrontados com a exigência de compreensão de artigos de economia, que exigem a utilização de conhecimentos obtidos durante a licenciatura, estimulando a capacidade de análise e síntese e a capacidade de comunicar adequadamente por via oral e escrita, e fomentando a análise e a discussão.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

Integração de conhecimentos adquiridos durante a licenciatura através da sua aplicação à compreensão e análise da economia europeia.

Objetivos específicos / Competências específicas

1. Distinguir claramente as etapas principais do processo de integração europeia, bem como os seus fundamentos políticos e económicos.

2. Explicar as características principais do mercado único europeu identificando e explicando as suas políticas de acompanhamento.

3. Explicar a arquitetura das políticas macroeconómicas no âmbito da união monetária europeia.

Competências genéricas

Capacidade de análise e de síntese, capacidade de comunicação oral e escrita, conhecimentos de inglês, capacidade de trabalho em grupo, sentido crítico e autocrítico, capacidade de gestão da informação, capacidade para aplicar conhecimentos na prática, capacidade de aprender.

Estágio(s)

Não

Programa

Enquadramento do processo de integração na Europa: principais etapas políticas e económicas.

Temas propostos para apresentação/discussão: 1. Economia mundial, regionalismo, multilateralismo; 2. Política Comercial da UE; 3. Federalismo orçamental e orçamento da UE; 4. Política Regional; 5. Política Agrícola Comum; 6. Política ambiental e política comum de pescas; 7. Política industrial e ajuda estatal; 8. Euro, uma perspetiva histórica; 9. A crise da dívida soberana; 10. Emprego e mercado de trabalho.

Docente(s) responsável(eis)

João Paulo Lima Barbosa de Melo

Métodos de Avaliação

Avaliação B
Ou Mini Testes (40) ouTrabalho de Sintese (20) ou Apresentação e discussão (40) Requisito: presença em 75% das aulas : 100.0%

Avaliação A
Exame: 100.0%

Bibliografia

BALDWIN, Richard E. ; WYPLOSZ, Charles — The economics of European integration. 4th rev. ed.. London : McGraw-Hill, 2012. [Ed. de 2006: BP 339.9 BAL]

NELLO, Susan Senior – The European Union : economics, policies and history. 3rd ed.. London : McGraw-Hill, 2012. [Ed. de 2005: BP 327 NEL]