Gestão e Pessoas

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01620346
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Leitura fluente em inglês.

Métodos de Ensino

A participação pró-ativa permite alcançar tanto a prática reflexiva em grupo dos conteúdos trabalhados como a reflexão sobre a prática. Deste modo, procuramos promover e facilitar uma compreensão real das questões envolvidas no quadro conceptual apresentado através da crítica fundamentada de contextos de trabalho da vida quotidiana. A análise e discussão de notícias/documentários promove o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais relativas aos assuntos em causa. É incentivada a reflexão sobre os limites e forças dos conceitos chave apresentados na unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes, num mundo em que a flexibilidade e criatividade são cada vez mais importantes para a competitividade organizacional e para a realização pessoal no trabalho, devem ser capazes de:

a) Identificar diferentes formas das organizações captarem pessoas e desenvolverem relações de emprego, e analisar até que ponto estas facilitam e promovem o desenvolvimento pessoal no âmbito da aprendizagem ao longo da vida;

b) Compreender como políticas e prácticas de gestão de activos humanos podem facilitar ou comprometer o elevado desempenho organizacional e bem-estar psicológico;

c) Analisar criticamente os princípios organizacionais dos paradigmas Fordistas e Pós-fordistas no contexto de competividade, melhoria contínua e aprendizagem organizacional e operacional;

d) Valorizar o modo como o bem-estar psicológico contribui para o desempenho organizacional;

e) Justificar como valores, disposições, regras tácitas e normas implícitas podem promover ou comprometer a inovação e o desempenho.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Fatores contextuais e estratégicos da gestão de ativos humanos

2. Integração da visão estratégica e gestão de linha

3. Paradigmas Fordistas e Pós-Fordistas

4. Modelos japoneses, americanos e europeus

5. Políticas e conjuntos de práticas de gestão para uma relação de emprego positiva: (a) investir nos trabalhadores; b) trabalho interessante; (c) ambiente de trabalho social e fisicamente positivo; (d) voz; e e) apoio organizacional percebido

6. Modelo de exigências recursos de trabalho (JD-R)

7. Abordagem com foco financeiro: práticas para um sistema de trabalho de elevado desempenho (HPWS)

8. Abordagem relacional com foco no valor humano: práticas e o bem-estar dos trabalhadores

9. Exemplos de resultados: (a) atitudes relativas a comprometimento organizacional, satisfação no trabalho, perceção de justiça procedimental e distributiva, e estilos de vida-trabalho; (b) comportamentais no que diz respeito ao esforço, sentido de cidadania organizacional, intenções de ficar ou sair.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Coyle-Shapiro, Jacqueline A-M.; Shore, Lynn M. ; Taylor, M. Susan & Lois E. Tetrick (eds.) (2005). The Employment Relationship: Examining Psychological and Contextual Perspectives, Oxford, Oxford University Press

Guest, David (2017). Human resource management and employee well-being: towards a new analytic framework. Human Resource Management Journal, Vol 27, no 1, pag. 22–38

Grote G, & Guest, D. (2017). The case for reinvigorating quality of working life research. Human Relations, 70(2) 149–167

Livne-Ofer, E., Coyle-Shapiro, J. A., & Pearce, J. L. (2019). Eyes wide open: Perceived exploitation and its consequences. Academy of Management Journal, 62(6), 1989-2018.

Oliveira, T. C., & Holland, S. (2020). To be or not to be? Confronting challenges from contagion, artificial intelligence and climate breakdown. In P. P. Silva, S. Jorge & P. M. Sá, Emerging Topics in management studies (pp. 405-430). Imprensa da Universidade de Coimbra.