Problemas Económicos Contemporâneos

Ano
0
Ano lectivo
2015-2016
Código
04660917
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Capacidade de ler textos em inglês.

Métodos de Ensino

O ensino baseia-se em aulas teóricas e aulas tutoriais. As aulas teóricas destinam-se à apresentação dos conteúdos do programa e baseiam-se no método expositivo. Pretende-se estimular a presença e participação ativa dos estudantes nas aulas teóricas, incentivando-os a problematizar e discutir os temas apresentados. As aulas tutoriais são dedicadas à orientação e acompanhamento dos trabalhos dos estudantes bem como à sua apresentação e discussão.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo promover a compreensão e a análise crítica de alguns dos principais problemas económicos contemporâneos.

Depois de completar esta unidade curricular, espera-se que os estudantes: adquiram conhecimentos e instrumentos de análise que lhes permitam perceber os eixos fundamentais de análise de alguns problemas económicos contemporâneos segundo diferentes correntes de pensamento; sejam capazes de identificar e confrontar diferentes perspetivas de análise dos problemas estudados e de desenvolver uma reflexão crítica sobre as mesmas; fiquem capacitados para discutir e debater de forma mais fundamentada os diferentes problemas contemporâneos e as soluções para os mesmos; estejam aptos para recolher e analisar informação relevante sobre os temas tratados e para sintetizar ideias; sejam capazes de comunicar, oralmente e por escrito, os conhecimentos, raciocínios e conclusões com rigor e de forma clara.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa inclui os seguintes tópicos: 1 – A globalização: problemas e perspetivas; 2 – O problema do desenvolvimento; 3 – A crise da zona euro; 4 – O desemprego; 5 – Pensões: a segurança de rendimento na reforma e o financiamento.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Clara Papão Franjoso Murteira

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Apresentação oral de um trabalho sobre um tema escolhido : 20.0%
Fichas de trabalho : 20.0%
Apresentação de um trabalho de investigação no final do semestre: 60.0%

Bibliografia

MICHALET, Charles-Albert - A sedução das nações ou como atrair os investimentos, Lisboa, Terramar, 2001. [BP 339.9 MIC]

MURTEIRA, Maria Clara - A Economia das Pensões, Coimbra, Angelus Novus, 2011. [331.2 MUR]

RODRIK, Dani – The Globalization Paradox: Democracy and the Future of World Economy, New York, W. W. NORTON, 2012 [339.9 ROD]

SEN, Amartya - O desenvolvimento como liberdade. 1ª ed., Lisboa, Gradiva, 2003. [BP 330.3 SEN]

STOCKHAMMER, Engelbert - The rise of unemployment in Europe: A Keynesian approach, Cheltenham, Edward Elgar, 2004.[BP 331.1 STO]