Metodologia da Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02660041
Área Científica
Investigação em Contabilidade e Fiscalidade e em Finanças
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Capacidade de leitura de textos em inglês.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular oferece uma estrutura flexível em termos de conteúdos de aprendizagem, permitindo aos estudantes selecionar as matérias que desejam trabalhar e aprofundar. As sessões são teórico-práticas e, em geral, usam métodos de ensino e aplicação de conhecimentos dirigidos para a identificação das questões a considerar na elaboração de um projeto de investigação. A maioria dos módulos têm caráter eminentemente prático, sendo por isso lecionados em laboratórios de informática, permitindo que os alunos ensaiem e apliquem cada uma das ferramentas aprendidas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular está desenhada para funcionar essencialmente como laboratório de métodos de pesquisa. Partindo da apresentação dos principais paradigmas e perspetivas de investigação, bem como das várias estratégias que lhes estão associadas, tem como objetivo fornecer aos estudantes instrumentos metodológicos que lhes permitam desenvolver processos de investigação nas áreas estratégicas do MCF.

Assim, ao completar esta unidade curricular, os alunos deverão, por um lado, saber identificar as principais questões e elementos a considerar na elaboração de um projeto de investigação e, por outro lado, saber selecionar e aplicar os métodos e técnicas adequados, de recolha e tratamento da informação a utilizar, para responder aos objetivos propostos para a investigação a desenvolver.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Introdução aos paradigmas e perspetivas de investigação: investigação qualitativa versus investigação quantitativa.
2.Bases de dados bibliográficas e revisão de literatura: Identificação, referenciação e utilização de fontes; Parâmetros de pesquisa; Elaboração de textos.
3.Projeto de pesquisa: Seleção de tema; Campo de análise e de observação.
4.Entrevista: Tipos; Construção do guião; Relação entrevistador/entrevistado; Condução da entrevista; Tratamento da informação.
5.Análise qualitativa de dados: Análise de Conteúdo; Introdução ao MAXQDA.
6.Questionário: Modelo de análise e plano; Variáveis e indicadores; Perguntas; Linguagem.
7.Análise quantitativa de dados – Introdução ao SPSS: Variáveis e dados; Criação e manipulação de base de dados; Análises univariada e bivariada.
8.Análise quantitativa de dados: Análise de Clusters; Análise Fatorial; Técnicas multivariadas, variáveis e aplicação.
9.Análise quantitativa de dados: Regressões econométricas através de softwares informát ...

Docente(s) responsável(eis)

Susana Margarida Faustino Jorge

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Foddy, W. (1996), Como Perguntar? Teoria e Prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras: Celta.

Hair, J., Anderson, R., Tatham, R.; Black, W. (2014), Multivariate data analysis, 7th ed., Prentice Hall.

Hill, M. M.; Hill, A. (2002), Investigação por questionário. 2ª ed. rev. e corr. Lisboa: Edições Sílabo.

Krippendorf, K. (2004), Content Analysis: an Introduction to Its Methodology, Sage Publications.

Liamputtong, P.; Ezzy, D. (2006), Qualitative research methods. 2nd ed. South Melbourne: Oxford University Press.

Marôco, J. (2010), Análise estatística com utilização do SPSS. Edições Sílabo.

Reis, F. L. (2010), Como elaborar uma dissertação de Mestrado: segundo Bolonha, Lisboa: Pactor.

Robson, C. (2007), How to do a research project: a guide for undergraduate students. Malden: Blackwell Publishing.

Sauders, M.; Lewis, P.; Thornhill, A. (2007), Research methods for business students. 4th ed. Harlow: Financial Times/Prentice Hall.