Metodologia da Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02660041
Área Científica
Investigação em Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

n.a.

Métodos de Ensino

As metodologias usadas na unidade curricular são dirigidas para a identificação das questões a considerar na elaboração de um projeto de investigação. Complementam-se com a apresentação de diferentes técnicas de recolha e tratamento de informação. Quatro dos 6 módulos assumem natureza prática, sendo lecionados nos laboratórios de informática, permitindo que os alunos ensaiem cada uma das técnicas estatísticas.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Metodologia de Investigação foi desenhada no ano letivo 2011/2012, como Laboratório de Métodos. Tem como objetivo fornecer aos/às estudantes instrumentos metodológicos que lhes permitam desenvolver processos de investigação nas áreas estratégicas do MCF. Os/as alunos/as devem ficar aptos/as a desenhar a metodologia de um projeto individual de pesquisa, identificando os métodos e técnicas adequados para responder aos objetivos propostos.

Pretende-se, por um lado, identificar as principais questões e elementos a considerar na elaboração de um projecto de investigação e, por outro lado, apresentar diferentes técnicas de recolha e tratamento de informação.

A unidade curricular oferece uma estrutura flexível em termos de conteúdos de aprendizagem, permitindo aos/às estudantes selecionar as matérias que desejam trabalhar e aprofundar, em função dos conhecimentos anteriormente adquiridos e dos seus objetivos em termos de projetos futuros de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Bases de Dados e Revisão da Literatura: Identificação, referenciação e utilização de fontes; Parâmetros de pesquisa; Elaboração de textos

Projeto de Pesquisa: Seleção de tema; Campo analítico e de observação

Introdução ao SPSS: Variáveis e dados; Criação e manipulação de base de dados; Análise univariada e bivariada

Entrevista: Tipos; Construção do guião; Relação entrevistador/entrevistado; Condução da entrevista; Tratamento da informação

Inquérito por questionário: Modelo de análise e plano; Variáveis e indicadores; Perguntas; Linguagem

Análise de Clusters: Técnicas multivariadas, variáveis e aplicação

Análise Fatorial

Análise de Conteúdo: Seleção de documentos e constituição do corpus de análise; Construção de categorias e de sistemas de codificação; Classificação da informação e controle de consistência e fidelidade; Descrição da informação e a interpretação

Análise Documental: Conceito e relevância na investigação; Análise secundária de dados quantitativos e de documentos

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Correia Cruz

Métodos de Avaliação

Contínua
Realização de 4 trabalhos práticos: 40.0%
Trabalho final: 60.0%

Bibliografia

BARDIN, L. (2009), Análise de Conteúdo. Edições 70.

Bryman, A. e Cramer, D. (2003), Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS para

Windows, Celta.

Bryman, A.; Bell, E. (2007), Business Research Methods, 2ª ed., Oxford University Press

Foddy, W. (1996), Como Perguntar? Teoria e Prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Celta.

Ghiglione, R.; Matalon, B. (1992), O inquérito: teoria e prática. Celta.

HAIR, J., ANDERSON, R., TATHAM, R. & BLACK, W. (2006) Multivariate data analysis with readings, Prentice Hall.

Hill, M.; Hill, A. (2002), Investigação por questionário. Sílabo.

KRippendorf, Kl. (2004), Content Analyses. An Introduction to Its Methodology, Sage Publications.

Maroco, J. (2010), Análise estatística com utilização do SPSS. Edições Sílabo.

Neuendorf, K. A. (2002), The content analysis guidebook. Thousand Oaks, Sage Publications.

Reis, F. Lopes dos (2010), Como elaborar uma dissertação de Mestrado, Pactor.