Metodologia da Investigação
1
2017-2018
02660041
Investigação em Gestão
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
n.a.
Métodos de Ensino
As metodologias usadas na unidade curricular são dirigidas para a identificação das questões a considerar na elaboração de um projeto de investigação. Complementam-se com a apresentação de diferentes técnicas de recolha e tratamento de informação. Quatro dos 6 módulos assumem natureza prática, sendo lecionados nos laboratórios de informática, permitindo que os alunos ensaiem cada uma das técnicas estatísticas.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Metodologia de Investigação foi desenhada no ano letivo 2011/2012, como Laboratório de Métodos. Tem como objetivo fornecer aos/às estudantes instrumentos metodológicos que lhes permitam desenvolver processos de investigação nas áreas estratégicas do MCF. Os/as alunos/as devem ficar aptos/as a desenhar a metodologia de um projeto individual de pesquisa, identificando os métodos e técnicas adequados para responder aos objetivos propostos.
Pretende-se, por um lado, identificar as principais questões e elementos a considerar na elaboração de um projecto de investigação e, por outro lado, apresentar diferentes técnicas de recolha e tratamento de informação.
A unidade curricular oferece uma estrutura flexível em termos de conteúdos de aprendizagem, permitindo aos/às estudantes selecionar as matérias que desejam trabalhar e aprofundar, em função dos conhecimentos anteriormente adquiridos e dos seus objetivos em termos de projetos futuros de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Bases de Dados e Revisão da Literatura: Identificação, referenciação e utilização de fontes; Parâmetros de pesquisa; Elaboração de textos
Projeto de Pesquisa: Seleção de tema; Campo analítico e de observação
Introdução ao SPSS: Variáveis e dados; Criação e manipulação de base de dados; Análise univariada e bivariada
Entrevista: Tipos; Construção do guião; Relação entrevistador/entrevistado; Condução da entrevista; Tratamento da informação
Inquérito por questionário: Modelo de análise e plano; Variáveis e indicadores; Perguntas; Linguagem
Análise de Clusters: Técnicas multivariadas, variáveis e aplicação
Análise Fatorial
Análise de Conteúdo: Seleção de documentos e constituição do corpus de análise; Construção de categorias e de sistemas de codificação; Classificação da informação e controle de consistência e fidelidade; Descrição da informação e a interpretação
Análise Documental: Conceito e relevância na investigação; Análise secundária de dados quantitativos e de documentos
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria Correia Cruz
Métodos de Avaliação
Contínua
Realização de 4 trabalhos práticos: 40.0%
Trabalho final: 60.0%
Bibliografia
BARDIN, L. (2009), Análise de Conteúdo. Edições 70.
Bryman, A. e Cramer, D. (2003), Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS para
Windows, Celta.
Bryman, A.; Bell, E. (2007), Business Research Methods, 2ª ed., Oxford University Press
Foddy, W. (1996), Como Perguntar? Teoria e Prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Celta.
Ghiglione, R.; Matalon, B. (1992), O inquérito: teoria e prática. Celta.
HAIR, J., ANDERSON, R., TATHAM, R. & BLACK, W. (2006) Multivariate data analysis with readings, Prentice Hall.
Hill, M.; Hill, A. (2002), Investigação por questionário. Sílabo.
KRippendorf, Kl. (2004), Content Analyses. An Introduction to Its Methodology, Sage Publications.
Maroco, J. (2010), Análise estatística com utilização do SPSS. Edições Sílabo.
Neuendorf, K. A. (2002), The content analysis guidebook. Thousand Oaks, Sage Publications.
Reis, F. Lopes dos (2010), Como elaborar uma dissertação de Mestrado, Pactor.