Direito Financeiro

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02640438
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição de conteúdos fundamentais com o acompanhamento das normas legais aplicáveis, com recurso a data show. Interpelação frequente dos/as alunos/as solicitando a análise crítica de casos concretos. Análise e resolução de casos concretos.

A avaliação será efetuada por exame final (e com recurso a teste durante as aulas).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais: Cada Estudante deve adquirir um conhecimento razoável da regulação jurídica das instituições e mercados financeiros.

Objetivos específicos: a) Compreensão do direito – princípios gerais e normas jurídicas – e a sua importância na regulação da atividade das instituições e mercados financeiros b) entender, em geral, a relação entre o Estado, o direito e o sistema financeiro e, em especial, da regulação e supervisão do sistema financeiro; c) identificar as instituições, atividades e mercados financeiros; d) Identificar os instrumentos financeiros.

Estágio(s)

Não

Programa

A constituição e o sistema financeiro. Os princípios jurídicos de direito financeiro. A estrutura institucional do sistema financeiro e da supervisão financeira. A Regulação e a supervisão As instituições de crédito e financeiras. A intermediação financeira em geral. Os instrumentos e mercados financeiros. 

Docente(s) responsável(eis)

João António Fernandes Pedroso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição : 100.0%

Bibliografia

PINA, Carlos Costa — A estrutura do sistema financeiro português. In ESTUDOS em homenagem ao Prof. Doutor Inocêncio Galvão Telles. Org. por António Menezes Cordeiro, Luís Menezes Leitão, Januário da Costa Gomes. Coimbra : Livraria Almedina, 2002. 2 vol.. [BP 347 EST]

Saraiva, Rute - Direito dos Mercados Financeiros. Ed. AAFDL. 2013.

PINA, Carlos Costa — Instituições e mercados financeiros. Coimbra : Livraria Almedina, 2005. [BP 336.76 PIN]