Economia da Inovação Tecnológica

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02640328
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

A frequência com sucesso da unidade curricular “Economia da Inovação Tecnológica” pressupõe que os estudantes possuam conhecimentos básicos da análise microeconómica e macroeconómica sobre processos relacionados com a criação, a organização e o desenvolvimento de atividades produtivas e tecnológicas. Também é aconselhável a existência de competências elementares para a leitura de textos em inglês.

Métodos de Ensino

As aulas têm uma natureza teórico prática que combina as complementaridades de duas metodologias de ensino:

Uma metodologia está mais relacionada com exposições teóricas sobre conceitos e instrumentos analíticos utilizados em economia da inovação para compreender as questões estudadas nos quatro capítulos do programa.

A outra metodologia está mais orientada para incentivar a realização de pesquisas empíricas e a criação de ideias sobre problemas específicos do atual contexto tecnológico e económico que possam ser estudados através de trabalhos realizados pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

Aplicar quadros concetuais e metodológicos da economia à análise dos processos de inovação de modo a identificar as relações entre as múltiplas dimensões das mudanças económicas e tecnológicas.

Objetivos específicos

Desenvolver uma compreensão económica sobre principais fatores, diversidades, tendências, oportunidades e ameaças dos processos de inovação recentes.

Competências genéricas

Capacidades cognitivas e metodológicas para chegar a uma melhor compreensão sobre dinâmicas económicas e sobre a natureza sistémica do atual contexto económico e tecnológico.

Competências específicas

Competências instrumentais para análise e síntese, para organização e planeamento e para comunicação oral e escrita; competências interpessoais para comunicação crítica e autocrítica; competências sistémicas para aprender, investigar, aplicação prática do conhecimento e criação de novas ideias.

Estágio(s)

Não

Programa

Capítulo 1. Atividades empresariais e capacidades inovadoras.

Capítulo 2. Inovação, crescimento económico e emprego.

Capítulo 3. Internacionalização, espaços e capacidades inovadoras.

Capítulo 4. Políticas públicas e avaliação das capacidades de inovação.

Docente(s) responsável(eis)

João José Soares Tolda

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação continua
Exame: 25.0%
Trabalho de investigação: 75.0%

Bibliografia

AMABLE, Bruno; GUELLEC, Dominique, «Les théories de la croissance endogène», Revue d’Economie Politique, Vol. 102, nº 3 (mai-juin 1992) p. 313-377. [PP 103]
FAGERBERG, Jan; MOWERY, David C.; NELSON, Richard (eds.) The Oxford Handbook of Innovation, Oxford, Oxford University Press, 2005. [BP 330. 3 FRE]
FREEMAN, Chris; SOETE, Luc, The Economics of Industrial Innovation, London, Continuum, 2000.
TOLDA, João, Lições de Economia da Inovação Tecnológica, Coimbra, FEUC, 2013 [BP 330. 341 TOL].