Debates Teóricos Contemporâneos II

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02637220
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aplicam-se os requisitos gerais de acesso a este programa de mestrado.

Métodos de Ensino

Para além das exposições orais dos/as docentes, os momentos de debate são um elemento fundamental das sessões letivas. Este debate deve ter como suporte uma leitura prévia dos textos indicados para cada sessão. Em algumas sessões haverá, também, apresentações orais dos/as estudantes de textos indicados na bibliografia.

Resultados de Aprendizagem

A uc visa fornecer uma atualização de conhecimentos sociológicos centrais sobre temáticas da atualidade no campo teórico e no campo empírico. A sua repartição por 3 docentes ao longo do semestre pressupõe uma variabilidade temática que reforça o objetivo de reflexão sobre as sociedades atuais. Pretende-se desenvolver nos estudantes competências específicas de compreensão e reflexão crítica sobre as temáticas em análise nos campos das identidades sexuais e construção sócio-biológica do género, mudança social e movimentos sociais, abordagens sociológicas da complexidade, crises e conflito social na Europa contemporânea, globalização e desigualdade sexual e governação democrática local em rede.

Ao nível das competências genéricas estimula-se a compreensão de ideias, capacidade de mobilizar os conceitos e teorias apreendidos na interpretação da realidade, capacidade de leitura crítica, a capacidade de expressar opiniões e argumentar, trabalho em equipa e a comunicação oral e escrita.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Feminino/Masculino – o género explica tudo? As identidades sexuais analisadas à luz dos estudos sobre o funcionamento do cérebro de mulheres e homens.

2. Mudança social e conflitualidade; - Estado, sociedade e ideologia; - Conflito estrutural e conflito funcional; - Movimentos sociais e contradições sistémicas do capitalismo;

3. As abordagens da complexidade em sociologia - a complexidade e os principais paradigmas da ciência moderna;

4. Utopia, capitalismo, fascismo, socialismo e comunismo - Crises, conflito e transformação social na Europa moderna; Política e economia: bloqueios, desafios e projetos emancipatórios;

5. A globalização como mecanismo de (des)igualdade - Sistemas e regimes de desigualdade; evolução e impacto dos diversos tipos de desigualdade;

6. A governação democrática local em rede - as principais teorias sobre a governação, os significados do conceito de governação e os seus diversos modos – hierarquia, troca, rede e solidariedade.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos José Cândido Guerreiro Fortuna

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação continua
Apresentações orais: 25.0%
Trabalho de síntese: 75.0%

Bibliografia

Bevir, M (ed) (2010). The SAGE Handbook of Governance. Sage, 2010

Byrne, David (1998), Complexity theory and the social sciences. Abingdon: Routledge.

Castellani, Brian; Hafferty, Frederic W (2009), Sociology and Complexity Science. Springer.

Enjolras, B. and Bozzini, E. (org) (2011), Governing Ambiguities: New Forms of Governance and Civil Society. Baden-Baden: Nomos.

Fausto-Sterling, Anne (2012), Sex/Gender – Biology in a social world, Routledge.

Fine, Cordelia (2010), Delusions of Gender – How our minds, society, and neurosexism create difference, W. W. Norton, 2010.

Judt, Tony (2010), Um Tratado Sobre os Nossos Actuais Descontentamentos. Lisboa: Edições 40.

Mann, Michael (2011), Fascistas. Lisboa: Edições 70.

Santos, José M. (org) (2005), O Pensamento de Niklas Luhmann, Universidade da Beira Interior.

Therborn, Goran (2012), Do Marxismo ao Pós-Marxismo? São Paulo: Boitempo.

Walby, Sylvia (2009), Globalization & Inequalities – Complexity and Contested Modernities, Sage.