Economia da Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02661947
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem: o enquadramento dos temas com recurso à apresentação de dados e indicadores nacionais e internacionais pertinentes; a exposição e explanação de conceitos e modelos; discussão de textos e de medidas concretas de política de saúde.

A avaliação inclui dois regimes: regime geral (exame) ou um regime alternativo facultativo composto por exame (50% da nota final) + trabalho (50% da nota final). O trabalho consiste na elaboração de um relatório resumo de um artigo científico no âmbito dos temas estudados e a sua apresentação oral em aula. O artigo é proposto pelos docentes ou sugerido pelo estudante (sujeito a aprovação pelos docentes), privilegiando-se uma abordagem crítica e articulada com os conteúdos programáticos da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o estudante deverá conhecer os principais tópicos de discussão sobre o sector da saúde e perceber as especificidades deste setor e a forma como poderão afetar as escolhas dos indivíduos e as políticas de saúde. O estudante deve também ser capaz de utilizar princípios e instrumentos básicos da análise económica para avaliar criticamente aspetos e acontecimentos no setor da saúde, bem como ser capaz de fazer leituras críticas de artigos publicados em revistas científicas da especialidade.

Estágio(s)

Não

Programa

Na unidade curricular são abordados os seguintes temas: Importância do setor da saúde na economia (parte introdutória); Aspetos específicos do setor da saúde e da economia da saúde (como a incerteza e assimetria de informação, entre outros); Modelos de procura de saúde e de cuidados de saúde (destacando-se o estudo do modelo de Grossman); Assimetria de informação e o comportamento dos agentes (estudo de questões suscitadas pela assimetria de informação como sejam o risco moral e a relação de agência); Os seguros de saúde (aprofundamento do seu estudo); Produção e oferta de cuidados de saúde (problemática da definição de produção de cuidados de saúde e conceitos de eficiência); Modos de pagamento aos prestadores e eficiência (pagamento prospetivo e retrospetivo); Equidade na utilização e financiamento dos cuidados de saúde (conceitos e metodologias empíricas); Principais conceitos de avaliação económica (tipos de avaliação económica, custos e o plano custo-efetividade).

Docente(s) responsável(eis)

Carlota Maria Miranda Quintal

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

BARROS, Pedro Pita — Economia da saúde: conceitos e comportamentos. 2ª ed.. Coimbra: Edições Almedina, 2009. [ed. de 2005: BP 614 BAR].

DRUMMOND, Michael F.; STODDART, Greg L.; TORRANCE, George W. - Methods for the economic evaluation of health care programmes. 3rd ed.. Oxford: Oxford University Press, 2005. [ed. de 1995: BP 614 PHE].

FOLLAND, Sherman; GOODMAN, Allen C.; STANO, Miron — The economics of health and health care. 6th ed.. Upper Saddle River : Prentice-Hall, 2009. [ed. de 2007 BP 614 FOL].

PHELPS, Charles E. — Health economics. 4th ed.. Reading, Mass. : Addison-Wesley, 2009. [ed. De 1997: BP 614 PHE].