Gestão de Serviços de Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02661908
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia engloba aulas expositivas com recurso a meios audiovisuais, dinâmicas de grupo, análises de artigos de investigação e case studies.

Promove-se uma aprendizagem ativa e participada, privilegiando a interação, no sentido de integrar saberes dos estudantes e facilitar o desenvolvimento de competências.

A avaliação de conhecimentos é feita através da realização de um trabalho escrito e da sua apresentação oral e discussão. Vinte dias antes da entrega do trabalho o estudante deve entregar um projeto do mesmo (tema, justificação (5-6 linhas) e esboço de índice).

Com o trabalho escrito, apresentação e discussão o estudante deverá demonstrar ter alcançado pelo menos quatro dos objetivos propostos.

A classificação é atribuída de zero a vinte valores, sendo a aprovação garantida com a classificação mínima de dez valores. A classificação final é obtida pela média ponderada do documento escrito (60%) e da apresentação oral/discussão (30%) e da participação nas aulas (10%).

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular está estruturada para proporcionar aos participantes competências e capacidades que permitam compreender os fatores intervenientes na gestão de recursos, processos e comportamentos nas organizações de saúde, bem como incorporar no desempenho conhecimento estratégico no contexto da evolução do sistema de saúde.

No final da unidade curricular, o estudante deverá: demonstrar conhecimentos sobre o contexto atual do sistema de saúde e as especificidades das organizações de prestação de serviços de saúde; conhecer os principais atributos do pensamento estratégico em saúde; dominar os conceitos de gestão estratégica e tática; saber definir um plano estratégico e identificar a envolvente externa e interna; utilizar instrumentos de gestão na análise dos problemas e na tomada de decisão; demonstrar capacidade de intervir na logística na saúde; estar familiarizado com o domínio do diagnóstico e mudança organizacional e políticas e práticas de gestão de pessoas.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte I - Paradigmas teóricos da gestão; Gestão estratégica; Ferramentas de apoio à gestão.

Parte II - Aprovisionamento e a gestão de stocks; Métodos e técnicas de análise e previsão de consumos, de custos de aprovisionamento e de gestão económica dos stocks; O aprovisionamento e as tecnologias de informação e comunicação.

Parte III - Fatores contextuais e estratégicos, políticas e práticas da gestão de pessoas: Reformas na gestão dos serviços de saúde; Políticas e práticas de gestão: recrutamento e seleção; formação e desenvolvimento; motivação, avaliação de desempenho; sistemas de envolvimento (comunicação); promoção interna; segurança no trabalho e contracto psicológico; Resultados dos procedimentos de gestão: empenhamento organizacional, perceção de justiça interacional, procedimental e distributiva, satisfação no trabalho, equilíbrio vida-trabalho, sentido de cidadania organizacional, e intenções de ficar.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Frederico Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação de conhecimentos é feita através da realização de um trabalho escrito e da sua apresentação oral e discussão. A classificação é atribuída de zero a vinte valores, sendo a aprovação garantida com a classificação mínima de dez valores. A classificação final é obtida pela média ponderada do documento escrito (60%) e da apresentação oral/discussão (30%) e da participação nas aulas (10%).: 100.0%

Bibliografia

Journal of Applied Psychology -- vários números/artigos

Journal of Organizational Behavior -- vários números/artigos

Cunha, M., Rego, A., Cunha, R. e Cabral-Cardoso, C. (200?). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RHEditora. (já existem várias edições)

Flynn, Walter (2006). Healthcare Human Resource Management. Editora: Thomson.

Ramos, T.; Carvalho, J. (2009). Logística na saúde. Edições Silabo.

Ramos, I. , (2009). Medir para Gerir - O Balanced Scorecard em Hospitais. Edições Sílabo.

Rego, A. et al (2006). Manual de Gestão Transcultural de Recursos Humanos. RH Editora.

Rego, A. (2007). Coaching para Executivos, 2.ª ed. Escolar Editora.

Reis, L. (2008). Manual de gestão de stocks. 2.ª ed. Editorial Presença.

Santos, António J. Robalo (2008). Gestão Estratégica. Editora: Escolar Editora.