Sistemas de Informação
0
2019-2020
04661528
Métodos Quantitativos
Português
Presencial
5.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Após uma exposição inicial dos principais tópicos abordados e das principais fontes de informação a consultar, os alunos são orientados na elaboração de um trabalho individual que lhes permitirá aprofundar o conhecimento sobre um dos tópicos abordados, nomeadamente sobre o tipo de investigação já realizada sobre esse tópico, as metodologias de investigação utilizadas e os resultados alcançados. Os trabalhos individuais poderão ser apresentados e discutidos com os restantes colegas.
Resultados de Aprendizagem
Obtendo aproveitamento a esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de reconhecer o duplo papel das Tecnologias de Informação numa organização: apoio ao seu funcionamento e indutor de vantagens competitivas; apoio aos processos de decisão. Para tal deve ser capaz de identificar os principais tipos de sistemas de informação, as principais questões associadas ao planeamento de um portfólio de aplicações, e as principais tendências tecnológicas e o seu impacto na organização (vantagens competitivas). A partir deste contexto, enquanto futuro investigador na área, o estudante deverá ser capaz de reconhecer as principais publicações científicas da área, bem como as metodologias de investigação mais utilizadas, os principais tópicos de investigação e os principais resultados alcançados (state of the art).
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Conceitos enquadradores
2.1.Principais tipos de sistemas de informação organizacionais
2.2.Principais tendências tecnológicas relevantes para as empresas
2.O processo de planeamento de um portfolio de aplicações
2.1.Inputs
2.2.Outputs
2.3.Principais questões associadas e opções disponíveis
3.Fontes de informação: revistas e conferências
3.1.Tópicos de investigação
3.2.Metodologias de investigação
3.3.Alguns resultados de investigação
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
MATOS, João Luís de - Fundamentos de informação geográfica. 5ª ed. act. e aument. Lisboa: Lidel, 2008. [BP 519.6 MAT]
MILLER, Fred L. - GIS tutorial for marketing [em linha]. Redlands: ESRI Press, 2007. [BP 658.8 MIL] Disponível na WWW.gis.esri.com/esripress/display/index.cfm?fuseaction=display&websiteID=120&moduleID=11
Diverso material didático (apresentações e diapositivos) fornecido pelo professor.